Houve redução de acidentes de trabalho na Prefeitura desde a criação do SESMT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2019 começou na quarta-feira, 23, e vai até o dia 25. Realizada no Auditório 15 de outubro, a programação da Semana prevê de ginástica laboral à distribuição de brindes para os servidores municipais.
A abertura do evento contou com os tradicionais exercícios chineses do Lian Gong, uma ginástica terapêutica que cultiva saúde e vitalidade, ministrada pelo Grupo Exercita Cosmópolis, composto pelas multiplicadoras Marli Nemésio, Roseni Leme e Maria Inês Leite Machado que são Agentes Comunitárias e receberam o treinamento por meio do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA).
Após os exercícios terapêuticos, os servidores ouviram a palestra ministrada pela Professora Edna Peretti com o objetivo de incentivar a superação por meio de uma “História de fé e amor”.
A SIPAT 2019 prevê ainda uma palestra ministrada por Carlos Serrano, sobre o comportamento no ambiente de trabalho em relação à prevenção de acidentes e outra palestra sobre práticas alimentares e seus impactos na saúde das pessoas ministrada pela nutricionista Luana dos Santos.
“O SIPAT 2019 vai discutir assuntos relacionados a atos inseguros, a motivação profissional, alimentação saudável, tabagismo e outras doenças que podem ser evitadas. Também pensamos em incluir debates sobre as condições de trabalho do servidor municipal, os treinamentos necessários e os Equipamentos de Proteção Individual e coletivo (EPIs e EPCs)”, explicou um dos organizadores do evento, Carlos Alexander de Campos (Carlinhos Bandola), Técnico de Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil.
A SIPAT 2019 foi organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e pelos integrantes do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), departamento criado em 2006 com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores e teve o apoio da NUESA por meio do Programa Exercita Cosmópolis.