IBGE estima que Cosmópolis tem 69 mil habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira, 30 de agosto, dados que estimam que Cosmópolis contava, até 31 de julho deste ano, com 69.086 habitantes, um crescimento de 1,65% a mais do que havia na mesma data do ano passado.
De acordo com o IBGE, as estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.
As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.
O IBGE também divulgou que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) sofreu alterações, tendo, até 31 de julho deste ano, 3,16 milhões de habitantes, um crescimento 1,16%.
Paulínia, Holambra, Engenheiro Coelho e Jaguariúna tiveram aumento populacional com taxa superior a 2%. Cosmópolis é a oitava cidade com crescimento, ficando apenas atrás de Indaiatuba, Vinhedo e Artur Nogueira.
Por outro lado, a cidade que menos cresceu, com 0,45%, foi Santa Bárbara d’Oeste, ficando apenas atrás de Campinas com 0,77%. A cidade de Campinas, mesmo tendo pouco aumento populacional, permanece como a segunda cidade do interior mais populosa do Brasil, com 1.173 milhão.
O IBGE estima que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,77% entre 2016 e 2017, um pouco menor do que a de 2015/2016, sendo 0,80%.
Ainda de acordo com informações do IBGE, 17 municípios brasileiros têm população superior a um milhão de pessoas. Já o município com menos habitantes é Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 812 habitantes.
No ranking dos Estados, os três mais populosos estão na região Sudeste, tendo como líder São Paulo, com 45,1 milhões de habitantes, concentrando 21,7% da população do país. E o Estado menos populoso é Roraima, com 522,6 mil habitantes, sendo 0,3% da população total.