Idosos são guardiões de uma rica herança cultural

Eles carregam muitas histórias, tiveram diversas experiências, muitas vezes construíram famílias, laços afetivos e têm grande importância para a sociedade

No dia 01 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Idoso, que tem como finalidade homenagear os idosos e sensibilizar a sociedade sobre os problemas relacionados ao processo de envelhecimento, desde questões de saúde física e emocional, até as questões sociais.
Idoso, segundo a Organização Mundial da Saúde, são todos os indivíduos com 60 anos ou mais, mas, além disso, são pessoas que carregam muitas histórias, tiveram diversas experiências, muitas vezes construíram famílias, laços afetivos e têm grande importância, e, hoje, devem ser respeitadas, valorizadas e receber todos os cuidados para que desfrutem da terceira idade e possam continuar sendo importantes.
Nesse dia tão importante, não seria possível deixar de falar do Lar dos Idosos Irmã Rosália, de Cosmópolis. Segundo Ieda Kawano, Assistente Administrativa no Lar, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade recolher e amparar idosos com idade acima de 60 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão social, oferecendo-lhes oportunidade para o seu fortalecimento familiar, pessoal e social. A entidade é atuante desde 1959 e instituída legalmente em 1999 com razão social própria.
Ieda conta que, além de todos os cuidados oferecidos, lá realizam diversas atividades internas, são aplicados jogos, desenhos e pinturas para os que gostam, sempre respeitando a vontade do idoso de interagir com as atividades oferecidas. Também são realizadas várias comemorações de acordo com o calendário, além dos aniversários dos moradores do Lar.
“Por enquanto, para a proteção de todos, devido a pandemia, as atividades externas ainda estão suspensas, mas, em breve, eles poderão retornar com os passeios, que também são atividades comuns que os alegram. O Lar dos Idosos ainda oferece seis refeições diárias, onde todos têm a liberdade de dar sugestões para o cardápio”.
Diante desta celebração, Ieda não poderia deixar de salientar que “atualmente, as pessoas idosas desempenham um papel fundamental na transmissão de valores e na preservação de tradições, pois são elas os guardiões de uma rica herança cultural”. Ela ainda complementa ressaltando a importância dos cuidados com o idoso. “Nossos idosos relatam que o Lar dos Idosos é uma verdadeira família, onde dedicamos amor e carinho”.

Doações
Vale lembrar que, mais do que nunca, o Lar dos Idosos está passando por um momento onde precisa da ajuda de todos. Ieda explica que, devido a pandemia, estão “impossibilitados de realizar eventos para angariar fundos para ajudar com os gastos da instituição e, mediante esse fato, pedimos a ajuda da população de Cosmópolis, que sempre foi muito gentil em nos ajudar”.
Com gratidão, Ieda finaliza reforçando que “é de grande importância poder manter a qualidade de vida dos nossos idosos. Hoje, encontramos dificuldade em manter o abastecimento de carnes, fraldas, produtos de higiene e limpeza, entre outros produtos. Toda doação será muito bem-vinda. A ‘Família Lar dos Idosos’ será eternamente grata a todos que abraçam essa linda causa. Gratidão é a palavra para tantas pessoas abençoadas que vêm nos ajudando!”.
O Lar do Idosos Irmã Rosália está localizado na Rua Presidente Getúlio Vargas, 678 – Centro. Telefone (19) 3872 2525.