Igreja, abrir ou fechar durante a pandemia (Parte1)

“Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem…” Hebreus 10:24,25

Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando. Hebreus 10:24,25 – NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
As igrejas que suspenderam as atividades presenciais devido a pandemia¹ estão desobedecendo as orientações contidas nesse texto?
São poucos (felizmente) que defendem a posição de que a igreja não deveria suspender as atividades presenciais mesmo em meio a pandemia. Seus argumentos do ponto de vista “teológico” se baseiam principalmente nesse texto. O pano de fundo da carta aos Hebreus é de um tempo de perseguição e ameaças aos judeus convertidos ao cristianismo. Portanto, o propósito da carta é incentivar a fidelidade a Cristo e à nova aliança. Muitos Judeus convertidos consideravam abandonar a fé em Cristo devido a essas perseguições e sofrimentos. Diante desse cenário de desafio a perseverar na fé fica evidente que a exortação e o encorajamento são o propósito da carta. Veja Hebreus 3:13; 6:17-20; 10:25; 12:5-6; 13:22.
Na conjuntura atual, estamos diante de um vírus (Covid-19) que chegou não apenas ao Brasil, mas a países do mundo todo, ricos ou pobres. Trata-se de um flagelo mundial que atinge gravemente não apenas a saúde das pessoas, mas também a economia, uma vez que a produção, comércio e serviços estão prejudicados. Diante de uma calamidade dessa proporção, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o isolamento social como única medida eficaz de combate ao vírus e suas consequências, me parece coerente fixarmo-nos no versículo 24. Pensar no próximo, ter mais amor e praticar boas obras. “Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem”. Hebreus 10:24.
Momentos de crise requerem ações concretas das autoridades e da população em geral e o versículo 24 traz uma exortação centrada exatamente na responsabilidade social. O verbo pensar utilizado aqui significa dar importância. Dar importância a que? A necessidade de nos estimularmos ao amor e as boas obras. Para promover o amor é necessário esforço individual, é preciso atenção às necessidades do próximo e disposição para produzir resultados práticos.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade