Igreja Presbiteriana Independente: 102 anos servindo Cosmópolis

Ao longo do tempo, muitas pessoas já passaram pela Igreja e contribuíram de forma relevante

Rev. Tiago do Vale Cardoso

A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil nasceu no dia 31 de julho de 1903. O pioneirismo de seus primeiros líderes deu a ela o título de primeira igreja 100% brasileira.
De acordo com o Reverendo Tiago do Vale Cardoso, “em momentos em que nosso país passava por tempos sombrios, sempre foi luzeiro anunciando as boas novas de salvação. Nossas missões desbravaram as regiões mais distantes e remotas de nosso país. Sempre trouxe a luz do evangelho por meio de sua confissão de fé.
Desde a maior cidade do país até os pequenos vilarejos, ninguém poderia ficar de fora.
Foi nesse contexto, que no antigo bairro São Bento, nasceu a Igreja Presbiteriana Independente (IPI) de Cosmópolis em junho de 1920. Ao longo destes 102 anos, nos mudamos. São Bento já não é mais Cosmópolis, não somos mais distrito de Campinas, nossa população cresceu e o mundo mudou”.
Nestes 102 anos, a Igreja já passou por 3 endereços: 1° Templo: São Bento; 2° Templo: Rua Monte Castelo, 427 (hoje é uma residência); 3° Templo e atual: Rua José Kalil Aun, 44.
Hoje, 140 membros fazem parte da IPI Cosmópolis. O Reverendo Tiago diz que, ao longo desses 102 anos, muitas pessoas já passaram pela Igreja e contribuíram de forma relevante.
“Cada um a seu tempo, à sua forma e sempre com muita dedicação.
“Nosso templo mudou, nosso endereço mudou. Muitos pastores passaram por aqui.
Mas o que não mudou? Foram nossos princípios e valores, pois acreditamos firmemente que o Evangelho de Jesus Cristo é o único que pode salvar e conduzir nossa cidade. Muitos líderes foram formados e inúmeras pessoas foram alcançadas pelo evangelho de Jesus
É por isso que celebramos a vida.
É por isso que celebramos a história.
É com muita alegria que celebramos mais um ano de constituição da nossa querida Cosmópolis. Ela pode até não ser literalmente a Cidade Universo (aludindo ao nome), mas certamente o DEUS que criou o universo cuida de Cosmópolis.
Que DEUS nos abençoe a todos”.

Créditos fotos: Cedida pela IPI; Acervo Público Municipal; Rev. Tiago do Vale Cardoso