Entre os dias 6 e 9 de junho, será realizada a II Semana de Profissionais do Futuro, na EMEP Milton Frungillo. O projeto é o segundo de sua série e tem o objetivo de apresentar as mais variadas profissões do mercado aos jovens que estão se preparando para escolher uma profissão e uma área para seguir.
A Semana será iniciada às 19h nos quatro dias, e, a cada dia, serão realizados palestra e debate com alunos com um profissional de uma área específica. Segundo o diretor da escola, Lelei Perucci, as profissões escolhidas para este ano foram indicadas pelos próprios alunos, através de pesquisa, no ano passado. “A I Semana de Profissionais do Futuro, que aconteceu em outubro do ano passado, foi essencial para descobrirmos a quais profissões os alunos tinham mais interesse. Fizemos uma pesquisa e pudemos unir o que eles querem saber ao que está em alta no mercado de trabalho”, afirma.
As profissões que a pesquisa apontou foram: carreira militar; gastronomia, profissão que cresce cada vez mais no ramo culinário; medicina veterinária; e administração de empresas.
O público alvo do projeto tem idades entre 16 e 25 anos. “Alguns, principalmente em idade escolar, buscam seu primeiro emprego; e outros, uma melhor qualificação profissional para o cada vez mais competitivo mercado de trabalho”, indica o diretor.
O diretor da escola afirma que, mesmo sendo apenas a segunda edição do projeto, ele já tem dado resultados muito positivos. “Muitos dos alunos, conforme sentimos na feira do ano passado, ainda não se sentiam muito preparados com relação a qual área do mercado seguir, e qual faculdade fazer. Hoje, já sentimos que muitos deles já enxergaram e definiram o caminho que querem seguir, alguns já até prestaram vestibular da carreira escolhida. É bastante gratificante”, informa Lelei.
Os profissionais das áreas que participam do projeto são, em sua maioria, da própria cidade de Cosmópolis. “Procuramos trazer profissionais formados da própria cidade, para valorizarmos os cosmopolenses. E, além disso, quando eles dão suas palestras e falam de suas profissões, eles não falam somente da questão financeira. Porque, afinal de contas,, todos temos de estar felizes e satisfeitos com a profissão que escolhemos”, ressalta o diretor.