Im-pensar

“Não ajam de forma impensada, mas procurem entender a vontade do Senhor” ‭‭Efésios‬ ‭5:17

O conselho do apóstolo Paulo em Efésios 5:17 de “compreender qual é a vontade de Deus” é uma exortação para enfrentarmos aquilo que sabemos, em nosso coração, que devemos fazer. Somos mestres na arte da autossabotagem. Então, Paulo, fazendo bom uso da gramática de sua época, salta das páginas do livro, pega a gente pelo colarinho, nos puxa para bem perto e grita: – Pare de brincar! Pare de fingir. Pare de racionalizar! Enfrente e faça aquilo que você sabe que deve fazer! Pergunte e aceite a resposta! – Essa foi a última tentativa de Paulo para nos fazer admitir e agir sobre o que sabemos que devemos fazer.
Por mais que essa atitude pareça simples, a verdade é que a maioria das pessoas não faz a escolha sábia a menos que ela seja a sua única opção. Quando isso acontece, elas já estão tentando recuperar algo que perderam ou que estão prestes a perder.
Assim como você, tenho amigos que mudaram seus hábitos alimentares pouco saudáveis da noite para o dia depois de se depararem com o câncer ou com uma doença cardíaca. Um nódulo, uma obstrução ou uma falta de ar nos forçam a encarar aquilo que recusamos a reconhecer durante anos. Esses tipos de descobertas geralmente nos levam a uma disciplina que desafia a morte.
Mas por que esperamos?
Aproveitando as palavras de Paulo, esperamos porque não estamos dispostos a enfrentar aquilo que sempre soubemos.
Quando paramos de mentir para nós mesmos, os resultados são incríveis. Todos que conheço que passaram por uma transformação, depois de levarem um susto relacionado à saúde, dizem a mesma coisa: – Eu deveria ter feito essas mudanças anos atrás. Traduzindo: “Durante anos, me recusei a enfrentar aquilo que eu sabia ser verdade em meu coração”.
A falência pode surtir o mesmo efeito. Ou o gatilho pode ser uma gravidez inesperada, uma carta do advogado de seu esposo ou esposa, uma penalidade por dirigir alcoolizado ou uma viagem com um de seus filhos para que ele possa fazer um detox. E talvez isso seja preciso. Existe algo em algum lugar que tem o poder de chamar a sua atenção, algo que forçará você a encarar certos fatos!
Infelizmente, esse algo pode ser assustador ou até deixar cicatrizes. Você pode acabar ficando com opções limitadas e oportunidades reduzidas.
Então, por que deixar certas coisas irem tão longe? Por que não enfrentar e fazer agora aquilo que você sabe ser verdade em seu coração?
Por que não perguntar: – Qual é a coisa sábia a se fazer?

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral