Implante dentário: entenda mais sobre essa cirurgia

A implantodontia é o ramo da odontologia que visa reabilitar o paciente, quando o mesmo sofre a perda total de um ou mais dentes.
“O implante é um cilindro (pino) de titânio que é colocado no osso abaixo da gengiva e tem como função fazer o papel da raiz do dente, e sobre esse implante faz a reabilitação com a coroa protética, que pode ser total ou parcial, ou seja é uma reabilitação fixa do dente, devolvendo função estética e maior conforto para o paciente, onde proporciona que ele tenha de volta o dente que perdeu!
É uma das maiores evoluções do ramo odontológico!”, explica Patricia Petini de Souza, cirurgiã dentista.

Indicações
O implante dentário é indicado em casos em que o paciente já perdeu o dente ou esse dente não apresenta condições de ser recuperado e precisa ser retirado.

Existem duas formas de se colocar um implante dentário:
A forma tradicional de implante é “aquela em que o paciente faz uma tomografia computadorizada, a cirurgia é planejada no computador antes de realizá-la na boca, para que o profissional saiba de antemão tudo de bom e de ruim que possa acontecer no momento da cirurgia e como resolver os problemas avaliados, caso ocorram”, diz. Ela

Patrícia Petini de Souza
Cirurgiã Dentista
CRO 112458 SP

ainda completa que “outro método é a carga imediata, em que o paciente faz os implantes de manhã e, à tarde, coloca os dentes provisórios; já vai para casa com a boca bonita. Para que esse procedimento possa ser realizado, é preciso ter osso em boa quantidade de altura e largura e esse osso deve ter boa qualidade, visualizada através da tomografia”.

Exames necessários para o implante:
– Radiografia panorâmica.
-Tomografia computadorizada

Pós-cirurgia:
Após a cirurgia, o paciente precisa de alimentação líquida e gelada nas primeiras 12 horas. Depois, pode ser uma alimentação pastosa, voltando a se alimentar dentro da normalidade possível para uma boca operada, após 24 horas.
“A recuperação e cuidados são os mesmos de quando é feita uma extração de dente. Repouso e medicamentos prescritos individualmente devido a necessitade de cada paciente”, comenta.

O paciente deve dormir com a cabeça mais alta que o corpo e evitar ficar cuspindo ou fazer bochecho, pois isso dificulta a formação do coágulo e aumenta o risco de sangramentos desnecessários. Poderá retornar ao trabalho no dia seguinte, mas deverá ficar alguns dias afastado caso trabalhe exposto ao sol, tenha uma profissão que exija esforço físico ou necessite falar muito.