Implantes dentários crescem no Brasil. Conheça como são e os tipos

No Brasil, cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no país, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo).
Uma série de motivos leva uma pessoa a precisar de um implante dental. Os mais comuns, durante a juventude, são acidentes em que o trauma compromete um ou mais dentes. Já a população da terceira idade, muitas vezes, recorre a alguns implantes para fixar ou estabilizar uma prótese móvel.
Seja como for, os implantes têm sido cada vez mais realizados e estão mais acessíveis e difundidos. Mas, é importante saber que eles não são eternos e precisam de manutenção regular para preservar sua condição peri-implantar.
Os implantes dentários são cilindros metálicos de titânio, semelhantes a pequenos parafusos, que podem ser instalados nos ossos maxilares, com a função de substituir a raiz de um dente perdido, sendo capazes de reter mecanicamente as próteses dentárias.
A instalação do implante dentário é feita através de uma pequena cirurgia (com a devida aplicação da anestesia local), onde o “pino” é inserido no osso maxilar.
Após a realização da cirurgia, será preciso, na maioria das vezes, aguardar algum tempo para que a formação do osso ocorra adequadamente. Esse período é chamado de osseointegração (período em que há formação de osso em torno do implante). O tempo de formação do osso pode variar bastante, dependendo de uma série de fatores, como idade, quantidade e qualidade do osso no local da cirurgia, marca do implante utilizado, técnica empregada e condições individuais não previsíveis.
Após aguardar o tempo necessário para a completa osseointegração do implante ao osso, as próteses sobre implante são instaladas, mimetizando a coroa de um dente natural.
Existe também um procedimento chamado de carga imediata, ou implante dentário no mesmo dia. A grande vantagem de um tratamento desse tipo é que o interessado instala os implantes e a prótese definitiva no mesmo dia. Porém, para que esse tipo de trabalho seja possível, é necessária uma boa quantidade e qualidade óssea no local onde serão instalados os implantes, para que os mesmos sejam travados no osso maxilar no momento exato da cirurgia.
O implante osseointegrado, segundo o cirurgião dentista Caio César Soares Prado, é muito seguro e confortável. Quando, porventura, existe algum tipo de complicação proveniente desta prática, esta costuma ser desencadeada, por exemplo, devido a problemas de saúde do próprio paciente. Os fatores de risco para a instalação de implantes dentários, geralmente, estão associados ao tabagismo (pacientes fumantes), e a pacientes portadores de diabetes.

Caio César Soares Prado
Cirurgião Dentista – Dentista para todos
CRO-SP: 102.306
Tel: (19) 3812-5060
WhatsApp: (19) 99714-1628

Aqueles que se encontram interessados em realizar esse tipo de procedimento odontológico deverão passar por uma consulta de avaliação com um cirurgião dentista especializado em implantodontia, onde o paciente será avaliado clinicamente, e será solicitada a tomografia computadorizada da região que deverá receber os implantes. Tal exame tomográfico, realizado em um centro especializado, é importantíssimo para que o especialista saiba se há condições clínicas adequadas à colocação imediata dos implantes ou se haverá a necessidade de que sejam feitos outros procedimentos prévios à cirurgia – como, por exemplo, um enxerto ósseo ou uma intervenção de levantamento de seio maxilar da face (unilateral ou bilateral).
Os pacientes precisam saber, ainda, que embora existam diversos tipos de implantes dentários disponíveis no mercado, nem todos atendem aos anseios de cada paciente, uma vez que variam em relação aos seus desenhos, tratamentos de superfície e, obviamente, igualmente quanto aos custos. Até mesmo por essa razão, é preciso ter em mente que a escolha de um determinado implante dentário está diretamente associada à espécie de problema a ser tratado. Para tanto, a avaliação de um especialista no assunto é absolutamente fundamental, até porque, durante o processo de reconstrução dentária, fatores como a idade, o estado da estrutura maxilar, a situação da saúde geral e as razões pelas quais houve a perda dos dentes devem ser levados em consideração para se concluir qual a melhor opção de implante.
Independentemente de qual a opção de implante dentário, a manutenção desse procedimento exige de todos os mesmos cuidados: a adequada higienização dos dentes, fazendo-se o correto uso do fio dental, e as visitas regulares ao dentista (aconselha-se a cada quatro meses). Os cuidados com a higienização oral são extremamente importantes para o sucesso e longevidade dos implantes dentários.
Mais do que a maioria das pessoas costuma imaginar num primeiro momento, os benefícios propiciados pelo implante dentário se estendem para além da própria estética – o que, por si só, já é algo bastante significativo. Entre outros proveitos, o implante dentário também melhora a mastigação, que, por sua parte, facilita a digestão, contribuindo para a redução e/ou tratamento de distúrbios gástricos.