Imunidade alta: como manter ou retomá-la sem preocupação

Durante os períodos de inverno e outono, é possível que muitas pessoas fiquem doentes devido a maior quantidade de micro-organismos circulantes, como vírus, que podem ser transmitidos com mais facilidade, por causa da aglomeração de pessoas, ar mais seco, poluição do ar, alterações repentinas da temperatura, entre outros, e tudo isso pode provocar a baixa da imunidade.
O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos. Ele é formado por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de nos defender contra essas bactérias contidas no ar. Mas, se a imunidade do corpo não estiver alta, esse sistema causa também diversos sintomas. O Doutor Henrique Scursoni alerta sobre esses sintomas: “podem se demonstrar de várias maneiras, dentre elas, incluem: fraqueza, cansaço, queda de cabelo, infecções recorrentes, como amigdalites, otite, herpes, estomatite, pneumonia e etc., doenças simples, mas que demoram a passar ou agravam com facilidade, manchas na pele, diarreia frequente, dentre outras”, além de febre alta e calafrios.
Mas como saber se está protegido? Alguns sinais de uma imunidade alta são o bem-estar, resistência em contrair doenças, melhora relativamente rápida de doenças, não complicações de doenças simples, entre outros. As atividades e alimentação adequada são de extrema importância para que o sistema continue funcionando da forma correta e que a imunidade continue ou volte a ficar alta.

Existem alimentos que podem nos ajudar a manter ou recuperar a imunidade alta. São eles:
– Frutas cítricas
Frutas cítricas são ricas em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
– Vegetais verdes escuros
Alimentos como brócolis, couve e espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos e na carne de fígado.
– Alimentos ricos em zinco
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Henrique Scursoni
Médico
CRM-SP: 154.902
MEDCLIN – Cosmópolis

– Oleaginosas
Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais são ricos em vitamina E. Ela são benéficas, principalmente, para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
– Tomate
Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
– Alimentos fonte de ômega-3
O ômega 3 que está presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
– Fontes de antioxidantes
A castanha-do-Pará e os cogumelos contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
É importante sempre o acompanhamento de um médico, em qualquer das situações ou sintomas citados acima, para que haja o tratamento correto.