Incêndio destrói ‘Horto da Usina’ e mata animais na região do Saltinho

Vento de 40 km/h também ajudou a espalhar o fogo, dificultando o trabalho das equipes de combate

Na tarde de terça-feira (21), a equipe de Proteção e Defesa Civil ajudou as equipes brigadistas da Ester Agroindustrial e Defesa Civil de Artur Nogueira no combate ao incêndio que ocorreu no bairro Saltinho, próximo das margens da Rodovia SP 332 – km 136, em Cosmópolis.

A equipe de Defesa Civil de Cosmópolis se dirigiu ao local sem o caminhão pipa, que quebrou no último incêndio atendido na segunda-feira (20) e está passando por manutenção. O trabalho foi de apoio na coordenação das equipes na contenção do avanço das chamas.

Segundo Reginaldo Risonho, Coordenador de Proteção e Defesa Civil, “o vento estava muito forte, em torno de 40 km/h, o que dificultou muito o trabalho de toda equipe no combate. Houve uma grande extensão de mata queimada e destruída pelo fogo. A mata conhecida como ‘Horto da Usina Ester’ foi praticamente destruída. Houve incêndio em várias plantações, como pés de limão, hortas, inclusive, o fogo adentrou em um sítio, chegando próximo da casa, atingindo chiqueiro e galinheiro. Alguns animais também foram mortos.

A velocidade do vento agravou a situação. O trabalho foi bem intenso e, por volta das 22h, conseguimos extinguir os focos, eliminando o perigo de propagação. Foi uma batalha árdua. Apesar de não termos o caminhão, usamos uma viatura para ir até o local e ajudar na contenção”.

O incêndio pode ter sido criminoso. Moradores da região avistaram dois indivíduos em uma moto, andando pelo local, sem capacete. Logo depois, as chamas tiveram início.

Denúncias podem ser feitas através do telefone da Polícia Municipal, que também é WhatsApp – 3872 2600.

Fotos cedidas: Defesa Civil

Vídeo 1: cedido por Valmir Brustolin

Vídeo 2: cedido pela Defesa Civil