Inchaço e dores intensas em determinadas regiões podem ser Trombose Venosa Profunda

Diagnóstico da doença é baseado no exame clínico de um cirurgião vascular

Dra. Ana Botta Cirurgiã vascular CRM-SP 168.602 RQE 9904 @draanabotta Local de Atendimento: Interclínicas Cosmópolis

Olá, sou a Dra Ana Botta, médica cirurgiã vascular que está atendendo aqui na cidade de Cosmópolis-SP. Atuo em todas as doenças vasculares, mas principalmente para tratamento de varizes e outras patologias associadas.
Venho trazer um conteúdo muito importante para o conhecimento geral da população, informações sobre a temida Trombose Venosa Profunda.

Trombose venosa profunda
A trombose venosa profunda é uma doença potencialmente grave que leva à formação de coágulos (trombos) no interior das veias, impedindo a passagem sanguínea pelos vasos acometidos.
Os sintomas mais comuns incluem o edema (inchaço) e a dor no membro acometido. Complicações da doença, como a TEP (tromboembolismo pulmonar) devem ser descartadas e incluem, principalmente, dispneia (falta de ar), dor no peito e taquicardia (sensação de coração acelerado).
Os fatores de risco mais importantes para o aparecimento de trombose venosa profunda incluem: tabagismo, Trombofilias (Doenças que facilitam a coagulação do sangue), uso de anticoncepcionais, presença de varizes e doença venosa crônica, obesidade, pós-operatório de cirurgias, permanência de longos períodos na posição sentada ou em pé.
O diagnóstico de Trombose venosa profunda é baseado no exame clínico de um cirurgião vascular e, se houver alta probabilidade da doença (alto risco), deve ser confirmada pelo exame de Ecodoppler.
O tratamento da doença inclui uso de anticoagulante pelo tempo a ser determinado pelo médico, além de remédios para aliviar os sintomas e repouso nos primeiros dias. Meias compressivas e fisioterapia numa segunda etapa fazem parte do tratamento e ajudam a evitar as complicações após uma trombose venosa.
Se você conhece alguém que já apresentou tais sintomas ou gostaria de tratar de alguma doença vascular, procure um médico profissional especializado.