Inclusão e acessibilidade: sessões da Câmara Municipal de Cosmópolis passam a contar com intérprete de Libras

Medida é uma forma de promover transparência nos trabalhos do legislativo, além de mais inclusão para os surdos do município

A Câmara Municipal de Cosmópolis deu início, na segunda-feira (02), à tradução simultânea das sessões em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Duas intérpretes, Fábia Ramalho e Lusimone Beltrame, foram as responsáveis pela tradução, se revezando diante do público presente e também na transmissão pelo site do Legislativo.

Os intérpretes possibilitam que as pessoas com deficiência auditiva acompanhem as discussões e votações dos projetos e demais iniciativas dos parlamentares. Ou seja, a medida é uma forma de promover transparência nos trabalhos do legislativo, além de mais inclusão para os surdos do município.

A iniciativa para que esta medida fosse implantada partiu do Vereador Renato da Farmácia (Podemos), que solicitou esta ação para que as pessoas com deficiência auditiva também fossem contempladas e tenham a oportunidade de acompanhar o que acontece na Câmara.

“É um sonho que será realizado. Oferecer serviços de atendimento para pessoas surdas, prestado por meio de intérpretes, é promover a acessibilidade de uma forma que a inclusão prevaleça”, destaca o Vereador.

O Presidente da Câmara, Renato Trevenzolli (Progressistas), ressaltou que a

contratação das intérpretes é uma demanda antiga e destacou que a tradução é um compromisso da Mesa Diretora atual. “Esse pedido já vem de outras gestões e, como presidente, me sinto honrado em efetivar finalmente esse serviço e dar mais um grande passo rumo à inclusão. Continuaremos trabalhando neste sentido da acessibilidade”, comenta.

Além disso, com essa medida, a Câmara também pretende estar em conformidade com a Lei Federal nº 10.436, a qual reforça que devem ser garantidas, por parte do poder público em geral, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Durante a 23ª Sessão Ordinária, os vereadores presentes elogiaram a iniciativa, frisando que se trata de algo inédito no Poder Legislativo municipal em Cosmópolis, dando provas do pioneirismo da Câmara.

Caroline Cristina Da Vinha – Assessora de Imprensa da Câmara Municipal de Cosmópolis