Infecções na boca podem causar consequências sérias

As bactérias estão presentes em todos os lugares, sejam nos sapatos, nas roupas, no ambiente e espalhadas pelo corpo. É na boca que elas costumam ser agressivas e provocar infecções, principalmente, quando o corpo estiver mais vulnerável. Se não tratadas corretamente, as infecções podem provocar uma série de danos à saúde.
Foi o que aconteceu com a motorista J.S.A.. Após um ano de tratamento de canal, ela começou a sentir dores nos dentes e, com o passar dos dias, a dor se espalhou para o queixo, olhos e ouvido. “Em um dia, eu estava bem e, no outro, começou a doer e não parava mais”, explica. “Cada dia que passava, a dor piorava”.
Segundo o dentista Dr. Alexandre Rezende, quem faz tratamentos de canais deve tomar mais cuidado, pois a cavidade bucal apresenta uma grande quantidade de bactérias. “No caso de necessidade de tratamentos de canais, por ficar exposta, a região pode causar uma infecção maior, pois, as bactérias vão migrando dentro do dente”, alerta.
Uma infecção na boca pode ocorrer depois de algum tratamento em que não houve totalmente a eliminação do foco infeccioso. Mas, nem sempre os sintomas de infecção aparecem logo após o tratamento. “Eles podem surgir na semana seguinte ou daqui alguns meses. Essas infecções, caso não cuidadas, podem chegar à corrente circulatória”, diz o especialista. Por isso, ele alerta para que as pessoas tomem conhecimento do cuidado bucal. “Muitas vezes, as pessoas acham que é apenas um dente que está doendo, mas, uma infecção dentária está muito próxima de órgãos, como olhos, cérebro, ouvidos e vasos sanguíneos”, afirma.
No caso de J.S.A., foi necessário passar por uma cirurgia. Agora, ela terá acompanhamento médico para verificar se a bactéria não migrou para outra parte do corpo. Outro caso parecido com o de J.S.A. é da modelo Renata Banhara, que teve que passar por procedimentos cirúrgicos após contrair uma infecção bacteriana que começou pelos dentes, depois de um tratamento de canal. A infecção se espalhou e chegou ao cérebro. “O caso da modelo foi muito grave porque a infecção foi se dissipando e se alojou no cérebro. A raiz do dente é muita próxima de estruturas importantes do corpo”, acrescenta o dentista.

Dr. Alexandre Rezende
Cirurgião Dentista
CRO: 111.068
Consultório odontológico – urgência 24 horas
Telefone: 3812-3976 ou 99783-1525
R. 9 de Julho, 427 – Centro – Cosmópolis

Não é apenas o tratamento de canal que pode causar uma infecção mais séria, mas uma gengiva inflamada ou uma doença periodontal. Se não tratadas a tempo, podem evoluir para periodontite, infecção nos tecidos de sustentação dos dentes. “Temos um espaço chamado bolsa gengival e, quando as bactérias se alojam dentro dessa bolsa, elas começam a infeccionar e, quanto maior for o processo, mais elas migram até a ponta da raiz do dente”, explica.Uma das causas da doença é a falta adequada de higiene bucal. Além disso, existem pessoas que têm mais propensão a terem periodontite, como os diabéticos. “A periodontite e a diabetes influenciam uma na outra. Então, pacientes que têm diabetes têm propensão a terem a doença e pacientes que têm periodontite não conseguem controlar a diabetes”, diz.
Por isso, quem tem uma maior facilidade para esses problemas deve procurar sempre fazer limpezas bucais, como alerta o dentista. Os sintomas são de sangramentos da gengiva, dor de dente e mau hálito. Além disso, ele recomenda atenção especial para a frequência de aftas, lesões na boca, coágulos nos lábios que não saram. Elas podem sinalizar problemas.
Recomendações
Segundo Dr. Alexandre, para evitar infecções dentárias, os pacientes devem procurar o dentista para fazer uma limpeza bucal, verificar se há cáries ou inflamações. No caso de um tratamento de canal, o tratamento deve ser bem realizado e o paciente não sentir dores após todo o tratamento. Se a dor persistir, o paciente deve procurar um profissional. “Não recomendo ficar tomando analgésicos por conta própria”, explica. Segundo ele, analgésicos podem mascarar um problema mais sério, eliminando a dor momentaneamente. “O tratamento de infecções é feito com antibióticos, sempre descritos pelo profissional da saúde”, conclui.
Nota da Redação: Esclarecemos que a motorista J.S.A. não fez o tratamento de canal e nem o tratamento de infecções com Dr. Alexandre, que gentilmente deu entrevista somente para explicar sobre o assunto.