Início das obras dos 234 lotes da CDHU é decretado

Trabalhos começarão no dia 7 de março e as entregas ocorrerão em diferentes etapas

Na quarta-feira (23), mais precisamente às 16h30, ocorreu a cerimônia de Assinatura de Ordem de Serviço para os 234 lotes do Conjunto Habitacional Nossa Casa – CDHU, que contou com a presença do Secretário de Habitação do Governo de São Paulo, Flavio Amary; do presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Sílvio Vasconcellos; e também do prefeito Junior Felisbino; secretários municipais; vereadores; entre outras autoridades. A Ordem de Serviço, no valor de R$ 6,8 milhões, prevê a urbanização dos lotes com pavimentação e implantação de água, esgoto e outros itens. Na fase seguinte, serão realizadas as edificações das casas. O evento aconteceu na Rua Vereador Alcides de Jesus Paixão, Santa Maria, próximo ao Condomínio Cosmópolis I, local onde será construído o conjunto habitacional, que terá o nome de ‘Cosmópolis C’.
O Prefeito Júnior Felisbino falou sobre suas expectativas para o início das obras. “A expectativa é enorme. A partir do dia 7 de março, iniciarão as obras e, como disse o Secretário, é uma geração de emprego e renda para as pessoas daqui da cidade. A previsão é de começar logo. Muitos sairão do aluguel, muitos terão uma casa própria… Estamos muito esperançosos para que tudo seja rápido. Na Prefeitura, nosso grupo de engenheiros, nossa equipe, mandou rapidamente para a CDHU tudo que era necessário. O vice-governador Rodrigo Garcia falou e cumpriu. Agora, o Secretário Flávio Amary está aqui para anunciar essa obra tão importante”.
O Secretário Flavio Amary também falou com a Gazeta de Cosmópolis sobre os processos e a previsão de entrega das primeiras etapas do projeto. “As obras se iniciam agora no dia 7 de março. Nossa expectativa é que possamos, inclusive, fazer entregas parciais. Dividimos a licitação em dois blocos. O primeiro bloco é a infraestrutura, nós faremos água, esgoto, drenagem, asfalto… Isso costuma demorar de quatro a seis meses. E logo na sequência, vamos fazer o processo de licitação das casas, onde já vão estar os terrenos prontos para que possamos construir a casa em cima. Depende um pouco ainda do tamanho do conjunto, da dificuldade ou não, mas a expectativa média é de 18 meses de construção, de maneira geral. A ideia é que possamos fazer isso com entregas parciais, até por ser um conjunto grande. De maneira geral, a expectativa nossa é de 18 meses”.
Amary também disse estar muito feliz por assinar o documento juntamente com Silvio Vasconcelos, Presidente da CDHU, iniciando um dos maiores conjuntos habitacionais do Estado de São Paulo. Ele agradeceu toda a equipe da CDHU, por todo o trabalho feito recentemente.

Infraestrutura, construção e financiamento
Com investimento total de R$ 30 milhões, tanto a infraestrutura, quanto as construções, serão administradas por empresas especializadas em cada área. Cada casa terá dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O financiamento das moradias seguirá os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.