Início de ano: evite dietas radicais

Considerados como solução para aliviar o efeito da comilança do fim de ano, dietas detox e consumo de shakes não resolvem o problema

Começo do ano chegou e, junto com ele, bateu o desespero pelos resultados das comilanças pós festas? Calma porque a nutri vai te ajudar com algumas dicas de alimentos anti-inflamatórios para você não ficar se sentindo inchada, cansada, desmotivada. Antes de tudo quero que você se comprometa consigo mesma a não ficar fazendo aquelas dietas malucas, detox impossíveis de realizar que fica passando fome e vive a base de chá e shakes o dia todo tá? Outro fator muito importante é evitar se pesar diariamente. O nosso peso oscila muito ao longo dos dias devido a retenção de líquidos e o que importa é a composição corporal e não o peso de balança.
Primeiro passo para buscar o equilíbrio na alimentação é ir atrás de comida! Se organize quanto às compras do mercado e hortifruti, comida de verdade. Elimine os alimentos industrializados, bolachas, refrigerantes, salgadinhos e doces que sobraram em sua dispensa.
Se hidrate! O primeiro passo primordial para eliminar a retenção de líquidos é ingerindo água. Faça o cálculo da sua ingestão média de água (peso X 35ml). O resultado é a quantidade de água que precisa beber ao longo do dia. Se tem dificuldade em beber a quantidade que precisa, comece devagar, aumentando a quantidade até atingir a média ao longo dos dias. Experimente colocar folhas de hortelã, gengibre, ou até mesmo limão na água, assim dá um gostinho a mais para beber água. Além disso, adote uma garrafa de água e tenha sempre por perto para lembrar de beber!
Nas compras do mercado e hortifrúti, dê preferência para os alimentos anti-inflamatórios, como abacaxi, laranja, melancia, melão, pepino, couve, brócolis, abobrinha, cenoura, beterraba, folhas verde escuras… Abuse de refeições coloridas! Os nutrientes estão presentes em todos os alimentos coloridos, por isto é muito importante evitar os alimentos industrializados. Acrescente o azeite de oliva nas refeições em seu dia a dia, é rico em ômega 3, um anti-inflamatório muito importante para eliminar as toxinas do nosso organismo e estar em equilíbrio com os outros tipos de gorduras que consumimos.
Observe se seu hábito intestinal está regular. É um assunto muito importante que abordo em consulta com meus pacientes, pois as suas fezes dizem muito sobre sua saúde. É interessante que a consistência seja lisa, marrom e sem odor fétido. O contrário disso indica que as bactérias estão em desarmonia em seu intestino, sendo um ponto muito importante para ser tratado. As fezes são uma forma de eliminarmos nossas toxinas e resíduos que não são absorvidos. E já te adianto que NÃO!!! Fazer coco NÃO VAI TE EMAGRECER, vai garantir que seu organismo esteja funcionando em harmonia e equilíbrio.
Prepare-se para uma boa noite de sono. O sono precisa ser reparador, pois enquanto dormimos nosso organismo se mantém produzindo hormônios para funcionar em equilíbrio, atuando no controle do peso, na sensação de fome e saciedade, na pressão arterial e também no controle glicêmico do que você consome ao longo do dia. Quando seu relógio biológico está desregulado aumenta a sua exposição dos genes associados à perda da capacidade de oxidação lipídica (a queima de gordura fica comprometida). Faça a higiene do sono, estimulando com chás (camomila, cidreira, mulungu), evitando se expor a telas 2h antes de se deitar, se alimente bem no jantar, mas evite comidas gordurosas, massas e cafeína.
Essas são as dicas para começar o ano bem! Faça o básico, repetidamente, pois é assim que terá benefícios e resultados em sua saúde.

Dra. Larissa Fernanda da Silva – Nutricionista
CRN3 – 61314
Instagram: @larissafernanda.nutri
Agendamentos pelo telefone: (19) 99276 1630 ou pela Total Clínicas – Rua dos Expedicionários, 1378, Cosmópolis. Tel: (19) 3812-4311