Inscrições para Programa Habitacional continuam gerando muita espera

Na manhã desta quarta-feira (10), a situação das pessoas que aguardam pela realização do cadastro e sequente inscrição para o Programa Habitacional CDHU, continua com muitas dificuldades em relação à espera.
O sorteio dos 300 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, realizado através da Secretaria do Estado da Habitação, por meio da Agência Casa Paulista, tumultuou o Centro do Bolsa Família em Cosmópolis, gerando uma grande competição por atendimento e aglomeração de pessoas interessadas no benefício.
O motivo do grande número de pessoas que, inclusive, passaram a madrugada na calçada na espera por atendimento, é a necessidade do Cadastro Único, sistema que é porta de entrada para 20 políticas públicas e que é necessário para a realização da inscrição no Programa Habitacional. Segundo o site oficial do Portal Brasil, as famílias devem ter renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 394) por pessoa e mais de 27 milhões de famílias estão inscritas no sistema.

Senhas
Por volta das 22 horas de terça-feira (09), muitas pessoas se reuniram em frente ao Centro do Bolsa Família do município, que fica localizado no cruzamento entre as Ruas 09 de Julho e Expedicionários. O motivo foi a distribuição de 200 senhas para a realização do cadastro e, em seguida, a inscrição para o programa ser realizada.
Em contato com a Secretária de Promoção Social, Thaís Vieira, ela explicou. “Hoje, nós atenderemos as pessoas que estão com as senhas que distribuímos. Porém, ressalto que as pessoas que não receberam a senha serão atendidas normalmente no Ginásio de Esportes do município, local onde serão realizadas as inscrições nos dias 11 e 12 de agosto (quinta e sexta-feira), das 09 horas às 16 horas”.

Depoimento
Jéssica dos Santos tem 27 anos de idade e aguarda por atendimento desde a madrugada. “Faz muito tempo que estamos aqui e, o pior de tudo, sem informação, sem saber o que fazer direito! Acredito que é muita falta de respeito com as pessoas toda essa demora no atendimento”.
Em contrapartida, uma senhora de 57 anos de idade e que preferiu não se identificar, contou que “Se a espera é necessária para tentar adquirir uma moradia, não há muito o que fazer a não ser aguardar!”

Segurança
Tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar do município se mantêm no local para acompanhar toda a movimentação e prestar apoio à situação.

Mais uma espera
No Ginásio de Esportes, outra fila já está numerosa e alarmante. Pelo local, pessoas já armaram barraca de camping para esperar o início das inscrições. Pessoas com cobertores e alimentos embalados se preparam para mais uma espera.

O empreendimento
Os apartamentos fazem parte do Residencial Monte Castelo I. São 300 apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com 49,96 m2 de área construída.

Repercussão
O caso gerou movimentação até na Delegacia da cidade. Muitas pessoas estão registrando Boletins de Ocorrência com a natureza de Perda e Extravio de Documentos com a necessidade de apresentação dos mesmos para o Cadastro Único.

Nota Oficial

Inscrições para moradia em Cosmópolis – A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Agência Casa Paulista, informa que, nos dias 11 e 12 de agosto, durante o agendamento para as inscrições do Programa Minha Casa Minha Vida, a equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social cadastrará e fornecerá o Número de Identificação Social (NIS) aos interessados. Este documento será necessário somente quando as famílias forem efetivar as inscrições, entre os dias 15 e 20 de agosto.