Inscrições para Programa Habitacional continuam nesta sexta-feira

Na tarde de quinta-feira (11), a situação das pessoas que aguardavam atendimento para cadastro e inscrição no Programa Habitacional ‘Minha Casa Minha Vida’ se normalizou.
A mobilização dos moradores do município se iniciou na noite de terça-feira (09), quando começou a distribuição de 200 senhas para a realização do Cadastro Único (sistema que é porta de entrada para 20 políticas públicas e que é necessário para a realização da inscrição no Programa Habitacional) no Centro do Bolsa Família do município, que fica localizado no cruzamento entre as Ruas 09 de Julho e Expedicionários. Por lá, muitas pessoas surpreenderam a Secretaria de Promoção Social com uma expectativa de interessados muito maior do que o programado. Apesar da entrega das 200 senhas na noite de terça-feira (09), algumas pessoas ainda permaneceram no local e outras começaram a chegar novamente na esperança de serem as primeiras atendidas na quarta-feira (10) no Centro do Bolsa Família. Na manhã de quarta-feira, outro tumulto se formou pelo local e mais atendimentos foram realizados, contudo, nem desta forma a equipe de atendimento conseguiu atender a demanda, que só deixou o local após às 21h30 da noite, quando aproximadamente mil senhas foram distribuídas para atendimento único no Ginásio de Esportes do município.

Pelo Ginásio de Esportes
No Ginásio de Esportes, outra fila já estava numerosa ainda na manhã de quarta-feira (10). Pelo local, pessoas armaram barracas de camping a fim de esperar o início das inscrições na quinta-feira (11). Pessoas com cobertores, cadeiras, tapetes e até redes de descanso, inclusive, alimentos embalados, se prepararam para mais uma espera.
O comércio ambulante não perdeu a oportunidade de realizar vendas no local, que concentrava um grande número de pessoas sem o mínimo de condições básicas. Os banheiros e acessos internos ao Ginásio de Esportes permaneceram trancados. Segundo um dos responsáveis pela organização, o motivo foi a falta de estrutura para acolher tamanha demanda de pessoas no espaço público.

Desabafo
Entre muitos casos, de acordo com uma moradora que estava na espera e preferiu não se identificar, o receio era não conseguir se inscrever no Programa e, por mais que não houvesse orientação oficial da necessidade de dormir pelo local, a realidade falou mais alto. “Preciso ficar porque preciso da moradia. Foi uma espera muito longa no Bolsa Família e foi uma noite em claro pelo Ginásio de Esportes, mas, espero que valha a pena. A situação para todos foi muito triste, aqui presenciamos gestantes, idosos, crianças acompanhadas dos pais… O cansaço foi apenas uma das dificuldades”.

Segurança
A Guarda Municipal do município se manteve em ambos locais com grande fluxo de pessoas para acompanhar toda a movimentação e prestar apoio à situação.

O transtorno
Em contato com a Secretária de Promoção Social, Thaís Vieira, ela explicou. “Desde o início, comunicamos para as pessoas que ninguém ficaria sem o cadastro. Quem não tinha o cadastro, poderia ir normalmente nesses dois dias no Ginásio de Esportes do município, onde, além da triagem, seria realizada a inscrição para o Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ normalmente”.
Thaís ainda esclarece: “Não era necessário todo o sofrimento de muitos. Hoje mesmo, quando começaram os atendimentos, por volta das 09 horas da manhã, o trabalho se desenvolveu muito rápido. Às duas e meia da tarde, praticamente, já não havia mais atendimento a ser feito”.

Número de Pessoas
Ainda segundo Thaís, o número de atendimentos chegou a aproximadamente 3 mil pessoas somente na quinta-feira (11). “Esperávamos, aproximadamente, 1.500 pessoas. O número foi maior que a expectativa inicial, porém, felizmente, todos foram atendidos com folga de tempo e amanhã estaremos preparados para mais atendimentos”, confirmou a secretária.

O empreendimento
Os apartamentos fazem parte do Residencial Monte Castelo I. São 300 apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com 49,96 m2 de área construída.

Repercussão
O caso gerou movimentação até na Delegacia da cidade. Muitas pessoas estão registrando Boletins de Ocorrência com a natureza de Perda e Extravio de Documentos com a necessidade de apresentação dos mesmos para o Cadastro Único.

Atendimentos continuam
Os atendimentos, tanto para o Cadastro Único que inicialmente foi realizado no Centro do Bolsa Família, quanto para inscrição no Programa Habitacional ‘Minha Casa Minha Vida’, continuarão sendo realizados unificadamente no Ginásio de Esportes do município, nesta sexta-feira (12), das 09h00 às 16h00.