INSS convoca beneficiários para prova de vida em 2024

Aposentados e pensionistas que nasceram em janeiro, fevereiro e março são os primeiros a serem chamados

O INSS começou a convocar os aposentados e pensionistas que nasceram em janeiro, fevereiro e março para fazer a prova de vida, e quem não se apresentar pode ter o benefício cortado!

A prova de vida passou a ser automática desde 2022, sendo que os beneficiários que nos últimos 10 meses acessaram o “meu inss” (site ou app), ou fizeram empréstimos bancários com a biometria, ou atualizaram seu cadastro no CAD-ÚNICO, ou ainda receberam algum pagamento de benefício com biometria, ou mesmo passaram por atendimento presencial numa agência do INSS, essa prova de vida se torna automática, pois o INSS faz o cruzamento das informações nos sistemas eletrônicos.

Dra. Cintia Menezello
Advogada – Especialista em Direito Previdenciário
OAB/SP 377.607
MPA Advogados Associados

O Instituto alega que não foi possível fazer o cruzamento automático das informações para todos os segurados, e que em torno de 4 milhões de beneficiários não tiveram sua prova de vida garantida eletronicamente.

Os segurados que não tiveram sua prova de vida realizada de forma eletrônica/automática estão recebendo uma notificação do INSS para que possam, dentro de 60 dias após notificado, realizar a prova de vida e não ter seu benefício cessado.

A convocação do INSS aos segurados está acontecendo de acordo com a data de aniversário, e através de mensagens pelo telefone celular, aplicativo do INSS ou Banco onde a pessoa recebe o pagamento do benefício, mas caso não localize o segurado, irá enviar um servidor do INSS até o endereço residencial cadastrado junto ao Instituto.

Atenção: se você não sabe se sua prova de vida foi feita de forma automática, acesse o site ou app “meu inss” e garanta sua prova de vida por ali.

Cuidado com fraudes: não responda mensagens ou passe informações pessoais por telefone. Na dúvida, desligue a ligação recebida e ligue no telefone do INSS (135) ou acesse o app, ou em último caso se dirija até uma Agência do INSS.

Sempre faça os procedimentos pelos canais oficiais do Instituto.