Instituto 3M abre inscrições para a 8ª Mostra de Ciências e Tecnologia

O projeto tem por objetivo incentivar a ciência e criatividade de alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico, das regiões de Campinas e Ribeirão Preto
As inscrições para a 8ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M estão abertas até o dia 30 de outubro. Podem participar projetos desenvolvidos por alunos, individualmente, ou em grupo de até três estudantes, que estejam matriculados em 2020 no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino técnico, de escolas públicas e particulares das regiões metropolitanas de Campinas e Ribeirão Preto, que tenham até 20 anos completos, na data da Mostra. Em função da pandemia, as apresentações e anúncio do projeto vencedor serão feitos de forma on-line.

A Mostra de Ciências e Tecnologia é realizada pelo Instituto 3M em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), organizadora d Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), e conta com apoio da Escola Politécnica da USP. “Estamos muito felizes em poder realizar mais uma edição da Mostra, que objetiva incentivar que jovens da educação básica apresentem soluções inovadoras para problemas, buscando promover melhorias para a comunidade”, comenta Liliane de Moura, Supervisora de Projetos Sociais do Instituto 3M.

Todos os projetos devem ter um professor orientador, além de obrigatoriamente se enquadrarem nas sete áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharias. Os 100 projetos selecionados para a etapa final serão apresentados na Mostra virtual, entre os dias 7 e 11 de dezembro deste ano. Já a premiação ao projeto vencedor acontece no dia seguinte, 12 de dezembro.

Durante o evento virtual, o Comitê de Avaliação escolhe os melhores alunos de cada categoria. Os premiados recebem certificados, medalhas e troféus. Além disso, haverá um prêmio em dinheiro para cada equipe vencedora, de até R﹩ 1.100 aos 07 primeiros colocados. Outro prêmio almejado pelos participantes é a classificação automática para a FEBRACE, na qual três dos 100 projetos finalistas ganham passe para o evento, que será realizado em março de 2021, na USP.

Na oportunidade, também será entregue o Prêmio Professor Mobilizador. Podem participar os educadores/orientadores que fizeram o curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica, que faz parte do Desafio de Inovação Instituto 3M 2020 e visa a preparação de projetos para a Mostra. Ao todo, serão três escolhidos para receber um certificado, sendo que o primeiro colocado receberá um curso de língua inglesa on-line por um ano.

Já a premiação Escola Pioneira selecionará, durante o evento, as instituições de ensino públicas com melhores ações. A escola vencedora receberá como prêmio o equivalente a R﹩ 20.000 em equipamentos para o laboratório para o desenvolvimento de projetos de ciências investigativos. Para participar, é necessário que os professores sejam cursistas do Desafio de Inovação Instituto 3M 2020.

Ao longo de todas as edições já realziadas, a Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M já incentivou 600 projetos, idealizados por 1.400 alunos, além de beneficiar 51 escolas nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto. Para se inscrever e ter mais informações sobre a 8ª edição da Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, acesse a página – http://projetosfera.org.br/ .

Sobre a Mostra de Ciências e Tecnologia

A Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M foi criada com o propósito de incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto. Além disso, ela integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica.
Sobre o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC)

O LSI-TEC é uma instituição de desenvolvimento tecnológico, com linhas de ação reconhecida nacional e internacionalmente, tornando-o um centro de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas. Fundado em 1999, o laboratório é um elo entre a sociedade e as instituições científicas de excelência, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia e levando inovações tecnológicas a sociedade por meio de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigido por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.