Insuficiência renal em animais

Insuficiência renal é uma síndrome comum nas espécies canina e felina, caracterizada pela diminuição da função renal, podendo ser:
– Insuficiência renal aguda (IRA) caracterizada pelo declínio abrupto da função renal, que resulta na incapacidade dos rins de excretar resíduos metabólicos e controlar o equilíbrio eletrolítico e ácido básico. “É, geralmente, causada por uma agressão tóxica ou isquêmica aos rins. Pode ser acompanhada ou não da diminuição da diurese, perda do apetite, vômitos, apatia, úlceras na cavidade oral, desidratação, hálito urêmico”, explica o Médico Veterinário José Francisco da Costa, Chiquinho.

– Insuficiência renal crônica (IRC) é uma das principais afecções – especialmente dos animais geriátricos. “É definida pela presença de alterações renais persistentes (+ 3 meses), caracterizada pela perda definitiva e irreversível da função renal. Os sinais clínicos mais evidentes são perda de peso, grandes quantidades de urina, ingestão de grandes quantidades de água, anorexia, letargia, vômitos, diarreia, cegueira aguda, fraqueza muscular, grandes úlceras em cavidades orais”, esclarece e ainda completa que “embora despercebida pela grande maioria dos proprietários, a insuficiência renal provoca aumento da ureia e creatinina sérica e fósforo, anemia moderada a grave, hipertensão, levando a um quadro irreversível da doença. Sendo assim, o tratamento visa controlar a qualidade de vida do animal e retardar a progressão da doença, se possível”.

Tratamento:
O veterinário explica que “o tratamento consiste em controlar os sinais clínicos da uremia, proporcionar nutrição adequada ao animal e diminuir os distúrbios intercorrentes, como infecções no trato urinário e hipertensão. O

José Francisco da Costa
Veterinário
CRMV-SP 24.666
Atende na Rua Avenida da Saudade, 2419
Clínica Veterinária Colibri
Telefone: 3812-5448

equilíbrio hídrico deve ser controlado pela oferta de água abundante ou, na maioria das vezes, submeter o animal a fluidoterapia para evitar a desidratação e controle dos vômitos”.

A insuficiência renal é uma enfermidade bastante frequente na rotina clínica de pequenos animais e de difícil tratamento devido às limitações terapêuticas e às características da doença. A terapia se dirige apenas aos sintomas, sendo que o diagnóstico precoce e os recentes progressos da medicina veterinária estão ajudando muito na prevenção e tratamento das insuficiências renais.

Chiquinho orienta aos proprietários de cães e gatos que, ao perceberem alguns sintomas relacionados na reportagem, procure orientação junto ao médico veterinário o mais rápido possível, pois, “só através de consultas e exames podemos diagnosticar precocemente os sinais das doenças renais”.