Inverno pede cuidados com os pés

Ao contrário do verão, quando os pés ficam à mostra e respiram à vontade, o inverno é o período em que eles ficam reclusos. A consequência é um aumento do número de problemas ligados à saúde dos pés, como fungos e outros germes. Entre as mulheres, um agravante – além do clima úmido, é o sapato social, geralmente fechado ou de salto, que submete os pés a situações pouco confortáveis, levando a problemas também. Outro fator é a falta de atenção aos pés durante o período, já que, esteticamente, eles não serão expostos.
Alguns cuidados devem ser tomados com alguns problemas mais frequentes para os pés neste inverno.

As bolhas não devem ser estouradas, para não causar infecções

Micose de unha
É uma doença na unha provocada por fungo, também conhecida como micose ou tinha da unha. É contagiosa. A doença se manifesta alterando a cor e a forma da unha. Às vezes, chega à destruição total da mesma. É uma doença que não provoca dor, o que faz com que as pessoas demorem a procurar tratamento. Costuma parecer tanto nas unhas dos pés quanto das mãos. Quando se manifesta nas unhas dos pés, o tratamento torna-se difícil devido ao uso de calçados fechados.
Tratamento – Deve ser em parceria médico-podólogo. O médico dermatologista faz o diagnóstico através de exames laboratoriais, prescrevendo o medicamento correto para o tipo de fungo. Já o podólogo entra com a limpeza mecânica, o que facilita a penetração do medicamento, acelerando o tratamento.

Bolhas e calos
Bolhas – Existem vários motivos que, isolados ou combinados, proporcionam o aparecimento de bolhas. Os mais comuns são: suor, que amolece a pele e a deixa mais sensível ao atrito; desajuste das meias, causando uma fricção irregular entre meia e pele; tomar banho quente antes de caminhar; utilização de calçados inadequados e não impermeáveis, costuras ou protuberâncias internas do calçdo.
Evite furar as bolhas, pois, isto aumenta a possibilidade de infecção. Não mexa na bolha por 24 horas, para permitir que ela cure por si só. Ela secará e a pele se desprenderá em uma ou duas semanas. Enquanto isso, proteja a área colocando um anteparo, com uma abertura no centro, sobre a bolha.

Mariana Veiga Copertino
Podóloga
Rua Luiz Leflock,674
3872 3458 ou 99133 4437

Calos
Na formação dos calos, há sempre causa ou causas, porém, as principais são calçados (apertados, bico fino, curto, salto alto e deformado). Os calos podem ter ou não núcleo, que evoluem dependendo da pressão exercida sobre eles. Mesmo quando desbastados (retirada das camadas de queratina com técnica adequada), os calos e calosidades podem voltar, caso o atrito (pressão) continue. O atrito ocorre devido ao uso de sapatos e meias inadequadas, problemas ortopédicos, postura, etc.

Colocação de órteses para unhas deformadas

Unha encravada
As causas podem ser o uso de sapatos apertados nas pontas, o corte incorreto das unhas, micoses maltratadas, traumas provocados por sapatos e problemas anatômicos dos pés. É importante que a pessoa não mexa na unha. Ficar cutucando o local só piora. O tratamento consiste na retirada da espícula, ou seja, da parte da unha que está encravada, lesando a prega periungueal (região localizada nas laterais da unha), exigindo a técnica de um podólogo para fazer esse procedimento correto, para não piorar a lesão.

Órtese corrige deformações e encravamento
As órteses – aparelhinhos metálicos, acrílicos ou de fibra de memória molecular – têm sido indicadas para casos de unhas deformadas, encravadas ou com tendência a encravar. Elas atuam como uma alavanca que força a unha em sentido contrário, corrigindo a curvatura.
Como todo o corpo, os pés merecem cuidados e não devem ser menosprezados.