Investigue e faça mudanças

“As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir” ‭‭1Coríntios‬ ‭10:13

Charles Duhigg, que escreveu O Poder do Hábito, tornou famosa a ideia de um “ciclo do hábito”. O ciclo do hábito consiste em sugestão, rotina e recompensa.
Se seu hábito é comer muito antes de dormir, o ciclo pode ser da seguinte forma:
Sugestão: Você se senta com seu cônjuge ou amigos para assistir a um programa de televisão e vê um comercial com comida.
Rotina: Você vai à geladeira e encontra algo gostoso.
Recompensa: Seu corpo libera estímulos químicos positivos enquanto você come e aproveita a companhia.
O resultado é um hábito que se perpetua sozinho.
Quando nos livramos de um mau hábito ou estamos criando um novo, provavelmente encontraremos grandes dificuldades pelo caminho. Às vezes, essas dificuldades têm a ver com o ciclo do hábito.
Se você está abandonando o hábito de comer demais antes de dormir, você deve ter certeza que descobriu o que a sugestão realmente é.
Talvez não seja o comercial de alimentos, mas o ato de assistir ao programa, estar com amigos ou tantas outras coisas que podem ser o gatilho.
Também é importante pensar sobre a rotina. Você abre a geladeira porque está entediado, porque é um ritual ou porque realmente está com fome?
A recompensa é vital. É a comida ou o ato de compartilhá-la que você aprecia? Talvez você só fique nervoso quando certas pessoas estão na sua casa, ou talvez você coma e assista a programas para evitar diálogos que você precisa ter com seu cônjuge.
Quando sentimos que não conseguimos quebrar o ciclo do hábito, devemos parar, investigar e fazer mudanças. Além disso, devemos manejar o ciclo do hábito para criar bons hábitos enquanto desenvolvemos sugestões positivas, rotinas saudáveis e as recompensas certas.
Deixe-me dizer algo sobre formar ou desfazer o ciclo do hábito que a maioria dos livros não dirá a você: sempre há uma saída.
Como sabemos? Em 1 Coríntios 10:13, o apóstolo Paulo diz que Deus é fiel – Ele não nos deixará ser tentados além do que possamos suportar.
Mas quando nós formos tentados, Ele também providenciará uma saída para que possamos suportar.
Então, vamos investigar, fazer as mudanças, depender de Deus, pedir ajuda às pessoas e continuar a dar os próximos passos enquanto Ele nos guia.
Pense nisso: Quais são as minhas sugestões? Como posso substituir sugestões negativas por positivas? Aonde minhas rotinas estão me levando? Quais são as recompensas do meu hábito? Elas são o que Deus tem para mim?

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral