Ipês deixam as ruas da cidade com paisagens exuberantes

Florescidos em julho, os ipês estão se destacando e transformando a paisagem das ruas da cidade de Cosmópolis. Até o começo de setembro, ainda haverá muita beleza pela cidade.
Segundo a paisagista e florista Márcia Constantino Machado de Queiroz, existem quatro cores de ipês: rosas, roxos, amarelos e brancos, não tendo nenhuma sequência exata para a floração. “Por ter uma floração rápida, a árvore se destaca das outras fazendo com que todos fiquem maravilhados com sua beleza de cores”.
Márcia explica que os ipês são uma espécie nativa e rústica por conseguir se adaptar às diversas temperaturas. “A árvore está presente apenas na América Latina e o interessante é que está presente em todos os estados do Brasil. Ela consegue aguentar as temperaturas quentes e mais frias de cada estação de cada região”.
Uma curiosidade que Márcia conta é que, de todos os ipês, o amarelo carrega o título de: árvore-símbolo do Brasil. “Esse foi um decreto do Jânio Quadros, na época presidente. Ele colocou essa árvore tão bela como símbolo do país”.

Caminho de flores na rua Antônio Carlos Nogueira

O ipê costuma perder todas as suas folhas e, em seguida, fica repleto de flores. De acordo com Márcia, a duração da floração é de 15 a 20 dias. “É por esse motivo que o ipê se destaca das outras árvores. Quando ela floresce, vemos apenas flores, enquanto em outras árvores, vemos flores e folhas”.

Márcia Constantino Machado de Queiroz, paisagista e florista

Após perderem as flores, os ipês criam um tapete de pétalas pelas ruas. “Mesmo caindo, as pétalas deixam o ambiente ainda mais bonito”, acrescenta.
A árvore, além de sua beleza, também é conhecida pela excelente qualidade da madeira. Segundo Márcia, a madeira do ipê pode ser usada em construções navais. “Para começar ser comercializada, a madeira do ipê necessita ter aproximadamente 15 anos. A madeira é muito forte e resistente, por isso, utilizada em construções de barcos”.
Além da madeira ser usada para construções, também pode ser usada como medicamentos naturais. “Na região do Pantanal, ela recebe o nome de ‘Para-Tudo’ porque ela pode ser usada para tudo, trata feridas, coceiras, inflamações e infecções. E também podem-se usar as raízes e folhas para outras utilidades”.
De acordo com a paisagista, existem dois tipos de ipês, que se diferem pela variação de altura. “O ipê de jardim é uma árvore menor que atinge 9 metros de altura. Já o outro ipê que vemos nas ruas pode chegar a 15 metros de altura. Ambas as árvores florescem”.
Primor Paisagismo
Rua João Aranha, 515
Telefone: (19) 3882-1259