Isso ofende vocês?

“Felizes são vocês quando, por minha causa, sofrerem zombaria e perseguição, e quando outros, mentindo, disserem todo tipo de maldade a seu respeito...”

”Felizes são vocês quando, por Minha causa, sofrerem zombaria e perseguição, e quando outros, mentindo, disserem todo tipo de maldade a seu respeito. Alegrem-se e exultem, porque uma grande recompensa os espera no céu. E lembrem-se de que os antigos profetas foram perseguidos da mesma forma.”
Mateus 5:11-12

Jesus perguntou aos Seus discípulos: “Isso ofende vocês?”.
Que pergunta poderosa.
Há partes dos ensinamentos de Jesus que podem ser ofensivas à nossa sensibilidade natural.
Jesus não foi crucificado porque andava dizendo a todos que foram bons uns com os outros. As pessoas se ofendiam com Jesus naqueles dias e o mesmo continua acontecendo.
“Jesus, eu não gosto quando Você diz para eu carregar a minha cruz.
Não gosto quando Você diz que eu sou bem aventurado quando as pessoas me insultam, quando sofro perseguição e quando dizem mentiras sobre mim por ser Seu seguidor. Isso me ofende.
Não me sinto bem aventurado quando isso acontece”.
“Jesus, não gosto dos seus ensinamentos acerca do matrimônio e da ética sexual. Eles me ofendem.
Jesus, eu entendo que não devemos matar alguém. Porém, por que não devo me irritar? Isso é ofensivo.
E, de fato, “comer a Sua carne e beber o Seu sangue”? Isso também é ofensivo.”
Jesus responde a essas objeções ao assinalar que as Suas palavras devem ser entendidas espiritualmente: “As palavras que eu disse são Espírito e Vida” (João 6:63).
Alguns, porém, não podiam escutar nem entender isso. Sem entregar os seus corações, eles suspeitavam, desconfiavam, não confiavam plenamente em suas palavras.
Às vezes, queremos que Jesus seja um “Jesus que não ofenda” – uma versão de Jesus que esteja de acordo com tudo que pensamos, que goste das mesmas coisas que gostamos e que faça o que a gente gostaria de fazer antes de vir até Ele.
Porém, esse Jesus não é o Jesus real.
Se reduzimos Jesus a um personagem caricatural a quem não permitimos ofender-nos, então, podemos nos preparar que esse Jesus fictício não poderá nos salvar.
A triste realidade é que nem todos os que começaram seguindo Jesus permaneceram seguidores dele. Porém, os doze discípulos ficaram com Ele e não porque não sentiam a ofensa, mas porque sabiam que somente Jesus tem as palavras que dão vida eterna.
E você, vai ficar com Jesus mesmo que seja ofendido?
Verdade que nem todos os ensinos de Cristo são fáceis de entender ou obedecer. Precisamos de ajuda para ter fé e a permanecer com Ele mesmo quando nos sentirmos ofendidos por Suas palavras.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral