Iva Bezerra da Silva criou duas filhas sozinha

O “Minha Vida, Uma História” desta semana conta um pouco da trajetória de vida de Iva Bezerra da Silva, de 61 anos.
Iva nasceu em Guararapes – São Paulo, onde ficou até os seus 10 anos. Depois, se mudou para São Paulo junto com seus pais. Há 19 anos, se mudou para Cosmópolis. “Tenho 2 filhas, que nasceram em São Paulo, mas, eu as trouxe para Cosmópolis. Lá na capital, eu trabalhei como recepcionista em algumas empresas, porém, com o passar do tempo, decidi me mudar para cá, pois, já havia alguns amigos meus que moravam aqui, minha família também e eu já vinha muito para cá visitá-los. Pela tranquilidade, comparada à capital, eu tomei a decisão de morar aqui”, explica Iva.
Iva nos conta que a mudança foi tranquila, se acostumou com a cidade e, ao chegar, seu primeiro emprego foi com transportes escolares. “Minha irmã já trabalhava com transporte escolar e, como eu estava desempregada, fui dar uma força pra ela. Com isso, fiquei 14 anos trabalhando com transporte escolar. Mas, atualmente, estou trabalhando com comércio, com uma loja, há 4 anos”, comenta.
A comerciante nos conta sobre suas duas filhas, que, aliás, foi ela quem criou as duas sozinha. “Conheci meu ex-marido na capital, casei com ele lá e tive duas lindas filhas. Infelizmente, nosso relacionamento não deu muito certo, me mudei com minhas filhas para Cosmópolis e as criei sozinha. Tenho uma filha de 31 anos, formada em Administração, e uma mais nova, de 21, que está cursando Gastronomia. Eu tenho muito orgulho das duas, sempre peguei no ‘pé’ delas reforçando que a primeira obrigação que elas tinham era o estudo.
Com a graça de Deus, as duas conseguiram bolsa de 100% nas faculdades e isso é motivo de muito me orgulhar das filhas que eu consegui criar sozinha. Nunca senti falta de um companheiro comigo. Acho que o fato da prioridade ser as minhas filhas, isso passou longe da minha cabeça. Eu, até hoje, penso muito nas minhas filhas; para qualquer decisão, elas me veem à cabeça, e vejo que sempre agi e pensei de maneira certa, porque olha só como estamos hoje, elas vão ter um futuro brilhante e isso ninguém compra!”, enfatiza.
O recado que Iva nos deixa está relacionado com a maneira de educar os filhos. “É preciso fazer parte da vida dos seus filhos, independente se estiver um pai ou não acompanhando, mas, fazendo os dois papéis, pai e mãe, já vai saber controlar e ao mesmo tempo ser amigo dos seus filhos. Participar da vida deles é essencial, tanto para os pais, quanto para eles. Tem que ser presente sempre, estender a mão no momento mais difícil e também no momento mais feliz da vida deles. Se você não abraçar seus filhos, lá fora vão abraçá-los, mas, vão abraçar de maneira errada”.