’Janeiro Branco’ alerta para a conscientização de um problema que precisa de ajuda

‘Janeiro Branco’
‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade, aliás, a saúde mental é um componente primordial para o bem-estar de um indivíduo.
Uma saúde mental efetiva é determinante para a boa performance do ser humano. Isso nos leva ao conceito Saúde Mental Positiva que pode ser definido como um valor por si só (sentir-se bem) ou como uma habilidade de perceber, compreender e interpretar o meio, com a finalidade de se adaptar ou modificá-lo, se necessário, e de pensar e se comunicar com os outros.

A importância de
procurar ajuda
Normalmente, damos maior atenção para a saúde física, o que acaba sendo muito natural e comum na nossa cultura. Muitas pessoas vão com frequência ao dentista ou clínico geral, mas, deixam em segundo plano a atenção aos problemas psicológicos que atingem a qualidade de vida.
Transtornos de ansiedade e depressão estão cada vez mais comuns devido a correria da vida moderna. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os transtornos mentais atingem cerca de 700 milhões de pessoas por todo o mundo. Os sintomas, muitas vezes, paralisam as pessoas que sofrem com esses transtornos e poucos compreendem esse momento. Por isso, é tão importante se informar e sempre acolher aqueles que sofrem com sua saúde mental.
Não se trata apenas de um conceito, o nosso corpo é uma máquina e precisa estar perfeitamente ajustado para funcionar bem. Precisamos que o conjunto formado pelo físico, mental, emocional e espiritual esteja em equilíbrio para nos sentirmos bem e termos uma qualidade de vida diferenciada.

Frequentar um psicólogo
não é um bicho
de sete cabeças
Apesar de estudos mostrarem que não usamos a capacidade total do nosso cérebro, parece que estamos sempre com nossa mente cheia e cansada, estresse, ansiedade causados pelas muitas atividades diárias como demandas no trabalho e preocupações de modo geral. Toda essa carga prejudica nossa saúde mental, é sempre importante lembrar que não apenas nosso corpo precisa estar saudável, mas a mente também. Precisamos tomar providências simples como, por exemplo, consultar um psicólogo.
Renata Calmon Campos Kugel, psicóloga e especialista em variadas terapias relacionadas ao estudo da mente, relata que embora já estejamos no século XXI, muitas pessoas têm vontade de fazer psicoterapia, mas, o preconceito e a vergonha as impedem de procurar um profissional.
“Ainda há pessoas que se sentem infelizes, angustiadas e nada fazem para mudar, valendo-se da crença ‘sou assim mesmo…’ E o pior, acreditam que não podem mudar. Mesmo cada um tendo o direito de ser como quiser, todos podemos buscar viver melhor, mas, muitas vezes, isso envolve mudanças. É preciso diminuir o preconceito que ainda existe e, para isso, só há uma maneira: informação. Na realidade, o preconceito existe apenas por falta de conhecimento”, afirma a especialista.

Causas
“Uma das principais razões para o surgimento do distúrbio mental é o uso de drogas ilícitas, sobretudo, aquelas conhecidas como energéticas que imitam a ação da adrenalina; cocaína e crack estão entre essas substâncias que estimulam o sistema nervoso central.
Outro fator é a hereditariedade que também desperta distúrbios mentais, porém, não é um fator definitivo para surgimento dessas disfunções.
Você pode ter um pai ou uma mãe com transtorno mental e não necessariamente desenvolver isso, mas, filhos de pais assim têm um risco maior de desenvolver.
O uso excessivo de aparelhos celulares, os conhecidos smartphones, além das redes sociais, têm gerado preocupação no que diz respeito ao comportamento das pessoas, mas, não podem ser apontados como únicas causas para o surgimento de doenças mentais.
O exagero no uso de medicamentos cujo princípio ativo seja a benzodiazepina – ansiolítico muito utilizado para diversas situações – também pode ser determinante para o surgimento de transtornos mentais”, enfatiza Renata.

Procurar ajuda é essencial
A Psicologia, com suas técnicas científicas, pode realmente ajudar as pessoas a viverem melhor, pois, o objetivo maior é o autoconhecimento. “É preciso deixar claro que, quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim, para pensar junto e ajudá-lo a chegar na verdade de quem você realmente é.
O importante é procurar um profissional com sensibilidade para entender sua dor e que lhe faça sentir acolhido. Lembre-se que procurar ajuda terapêutica é um sinal de coragem e  maturidade. Mas, infelizmente, o preconceito mistura-se com a falta de informação, fazendo com que muitos deixem de se beneficiar do trabalho terapêutico, pois, participar deste processo ainda é considerado ‘coisa de louco’,

quando, na realidade, a alienação de si mesmo é que se torna o maior gerador de conflitos. Parabéns a todos os profissionais da área que, de alguma forma, auxiliam as pessoas na busca do verdadeiro

‘eu’.

Buscar ajuda em um momento tão delicado é ser forte, não apenas em janeiro, mas, em todos os dias do ano, precisamos nos conscientizar que problemas de esgotamento mental não são frescura”, finaliza

Renata.

 

Renata Calmon Campos Kugel

Psicóloga-CRP:05/32491
Especialista em Terapia Cognitiva; Programação Neurolinguística; e Terapias Alternativas
Rua Presidente Getúlio Vargas, 245 – Centro
Telefone: (19) 99913 9930