Janeiro Branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional dos funcionários

Campanha visa o bem-estar dos colaboradores para que tenham um ambiente agradável de trabalho

Está aumentando muito nas empresas o cuidado com a saúde mental e emocional dos colaboradores, visto que o bem-estar psicológico dos mesmos é de grande valia nos resultados de crescimento da empresa.
Para isso, foi criado o “Janeiro Branco“, campanha criada em 2014 que visa o bem-estar mental dos colaboradores, para assim o mesmo ter um ambiente agradável de trabalho, juntando trabalho e bem-estar pessoal.
A intenção do Janeiro Branco é promover um ambiente acolhedor em que as pessoas sintam-se à vontade para expressar suas emoções e buscar apoio quando necessário, função essa de responsabilidade dos Gestores, coordenadores e áreas de supervisão de pessoal. Segundo os profissionais de Recursos Humanos (RH), a saúde mental dos funcionários é de extrema importância para que a empresa tenha sucesso e constata-se que:
– Funcionários saudáveis são 31% mais produtivos e engajados para contribuírem de maneira efetiva com a empresa e promover a saúde mental nas empresas também está relacionado à prevenção de doenças, redução do absenteísmo em 20% e aumento da satisfação no trabalho.
O Ministério da Saúde (MS) publicou recentemente uma lista com 165 enfermidades relacionadas ao trabalho e as 3 mais recentes são: Síndrome de Burnout, Ansiedade Generalizada e Depressão em Estado Avançado.
Mas, então, o que pode ser feito no Janeiro Branco e que pode ser aplicado nas empresas e organizações?
– Promover a conscientização e a importância do período através de Palestras, Workshops e trazendo profissionais da área, tais como: médicos, psicólogos, coaching´s e outros.
– Criar espaços de diálogos: Isso pode ser feito por meio de grupos de discussão, canais de comunicação interna ou sessões de aconselhamento. Uma ideia que pode impulsionar o engajamento é a disponibilização de uma caixinha de dúvidas ou desabafos.
– Incentivo a práticas de bem-estar: introduzir momentos de exercícios de yoga, meditação, reiki, ginástica, podem desestressar rapidamente um funcionário, e devem ser praticados em 10 ou 15 minutos, não mais que isso. A flexibilidade de horários ou dias de trabalho remoto melhoram em 50% o nível de satisfação.
– Capacitação de Líderes e Gestores: A Gestão de Pessoas deve estimular a liderança participativa, que esteja atenta aos sinais de estresse e ansiedade entre os membros da equipe. E o mais importante: tenha certeza de que os líderes tenham uma comunicação assertiva e acolhedora aos referidos funcionários.
– Tenha um programa de saúde mental: crie um programa com datas e cronograma bimestral e divulgue isso aos funcionários, psicólogos e coachings – são um ótimo suporte à saúde física e mental dos mesmos. É muito bom que os funcionários saibam que podem contar com esse suporte para os momentos difíceis da vida.
– Crie espaços de troca: Seja por rodas de conversa, artigos anônimos e outros canais, crie um espaço para que os colaboradores troquem experiências. Nessas ocasiões, a comunicação entre todos flui melhor, a empatia e o bem-estar no trabalho se destacam. A proximidade abre um canal entre a empresa e o colaborador, o que pode facilitar para que ele peça ajuda se algo não estiver bem.
Saúde mental e emocional é algo que toda empresa deve ter no seu calendário anual. Valorizar o seu colaborador pode ajudar, em muito, ele a não adoecer física e mentalmente. Temos que nos lembrar sempre que funcionários são pessoas e não máquinas. As máquinas ajudam o colaborador a ter uma melhor qualidade de trabalho; o respeito, a amizade, a confiança e a empatia podem ser o grande diferencial de funcionários doentes ou sadios.
Por isso o Feedback (retorno) é tão importante e necessário, para sabermos com quem estamos lidando e como esse “ser humano” se sente dentro de uma empresa ou organização. Funcionário feliz x empresa em plena ascensão de crescimento.