Para quem gosta e mantém jardins, sejam eles externos ou de inverno, é importante saber que, no mês do frio, os mesmos não dispensam manutenção.
Apesar do estado mais frágil e de descanso para poderem florir na primavera, as plantas continuam precisando da poda esporádica, de irrigação e com os cuidados na exposição.
Quem confirma tudo isso é o comerciante e paisagista Ademir de Queiroz, da Loja e Floricultura Primor Paisagismo. “Mesmo no inverno, nenhum jardim dispensa manutenção. É necessário que se realizem as podas e também é indispensável uma adubação ideal entre todos os outros cuidados para manter um jardim bonito e saudável, sem aspecto amarelado ou morto”.
A poda das plantas, nesta época de frio, é ideal para que elas voltem a fazer uma produção melhor nas estações que elas florescem e estão mais cheias de vida, como a primavera.
Ademir também explica sobre a sensibilidade ao frio. “Cuidados especiais não tem. Porém, existem plantas que sentem mais o clima frio e existem plantas que sentem menos. Existem plantas que se adaptam ao clima frio e existem que plantas não. O clima variando afeta muito as plantas. No verão passado, por exemplo, uma planta que é realmente do sol, de clima quente, não estava suportando o sol. Ela estava começando a sentir… ela queimava e não ia bem por causa da alta temperatura e exposição ao sol. Varia muito de espécie para espécie e clima para clima. É importante que as pessoas que queiram ter jardins e plantas em casa tenham um pouco de estudo sobre como reagem a cada clima, sobre a irrigação ideal delas e etc.”.
A falta de chuva também ajuda a prejudicar o desenvolvimento de algumas plantas. Os cuidados também se estendem na hora de adubá-las, já que existem três formas de fazer isso. Existe a adubação folhar, onde é feita aplicação pela própria folhagem.
A adubação orgânica, que, por sinal, é mais natural, então é sempre muito bem vinda, e a adubação química. A adubação química é algo mais forte, por esse fato, são necessários mais cuidados. “É importante ter cautela no uso da adubação química, não que ela não seja boa, mas se adubar além do necessário, você acaba queimando a planta e até matando. É preciso adubar e molhar bem, molhar para que o adubo derreta e se espalhe pela terra”, afirma o paisagista.
Fungos também são perigosos para as plantas. “Os pulgões são os principais inimigos da planta e podem ser combatidos com produtos específicos, mas, vale sempre lembrar que as plantas morrem por falta e morrem por excesso destes produtos. É necessário equilíbrio em tudo”, finaliza o paisagista Ademir Queiroz.