Jeans: qual o melhor modelo para o seu corpo?

A palavra jeans vem do francês de Gênes, referindo-se à italiana Gênova, cidade portuária onde os marinheiros usavam calças confeccionadas com uma sarja resistente procedente da cidade francesa Nímes. As palavras de Gênes e de Nímes usadas para indicar a origem das calças e do tecido deram origem às palavras jeans e denim.
O jeans foi uma ideia simples e genial dos imigrantes Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia), que emigraram para os Estados Unidos em 1850. Para ganhar dinheiro, começaram a vender lona para os operários construírem tendas nos acampamentos de mineração. Compraram tantas, que sobrou muita lona. Foi aí que tiveram a ideia de cortá-las e fazer macacões e calças. Segundo o livro Dicionário da Moda, de Marco Sabino, foi assim que nasceram as primeiras calças jeans.
Agradou de cara pelo conforto e praticidade e, desde então, o jeans se tornou a peça fundamental no guarda-roupa de qualquer pessoa.
Com tantas opções, diversidade de modelos, cores, tecidos, efeitos (lavagens, rasgado, desbotado) e acabamentos, acaba ficando difícil decidir que modelo usar, ou melhor, que modelo combina mais com cada tipo físico, mas, algumas dicas e truques existem a fim de facilitar a escolha ideal.

Se você está um pouco acima do peso…
• Aposte em calças que tenham a cintura mais alta, um pouco abaixo do umbigo. A dica é: quanto mais grosso for o cós, melhor para “segurar” a barriga.
• Aposte em calças com corte reto ou ligeiramente boca-de-sino e lavagem escura, que alongam a silhueta, fazendo você parecer mais “fina”. A barra da calça deve ficar quase rente ao chão e a melhor opção é combiná-la com sapato de salto, para aparentar uma silhueta longínqua.

Se você tem quadril largo…
•Evite modelos com muitos detalhes na região do quadril. Se quiser modelos com bordados e aplicações: escolha peças que tenham destaques em outras regiões, como nas pernas.

Por Mariana Arruda Simoni
Mestre em Design, Designer, Consultora e Produtora de Moda e Estilo Pessoal
mariana.as@uol.com.br

• Aposte em peças com bolso faca, que é mais estreito, faz menos volume na região, criando uma ilusão de que seus quadris são menores.

Se você quer ganhar curvas…
•Invista em calças largas e soltinhas, como a pantalona ou a boyfriend, que dão a impressão de maiores medidas.
• Aposte em tons claros, isso dará impressão de que você tem muitas curvas e uma cinturinha fina.

Se você quer aparentar ter mais bumbum…
• Aposte na famosa calça skinny com pregas na parte de trás, que dá um volume extra, aumentando o bumbum.
• Invista em modelos com bolsos traseiros com tampas, bordados, nervuras, pregas ou bem decorados, que criam volume e destaque na região.

Se você tem perna muito grossa…
•Aposte nos modelos de tons escuros e com strech, pois, dão mobilidade e conforto, além de criarem o efeito de “compacto”.

Se você é baixinha…
• Invista em modelos de cintura baixa e justos ao corpo, criando a ilusão de parecer mais alta.
• Evite modelos de cintura alta, pois, eles dão a impressão de “cortar” a silhueta e proporcionam uma aparência ainda mais baixa.
Outra dica importante para escolher a calça jeans perfeita é vesti-la antes de comprar, agache, sente, ande um pouco com ela. Se você sentir a peça muito apertada, o ideal é trocá-la por um número maior, se você quer conforto.