Jesus, a Água da vida

“E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-Se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a Mim e beba” João 7.37

Jesus Cristo pode estancar a sede da alma de todos os homens, pelo dom do Espírito Santo.
Em João 7.28-39, lemos – “Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando e dizendo: Vós Me conheceis e sabeis de onde sou; e Eu não vim de Mim mesmo, mas Aquele que Me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis. Mas, Eu conheço-O, porque Dele sou, e Ele Me enviou. Procuravam, pois, prendê-Lo, mas ninguém lançou mão Dele, porque ainda não era chegada a sua hora. E muitos da multidão creram Nele e diziam: Quando o Cristo vier, fará ainda mais sinais do que os que este tem feito?
Os fariseus ouviram que a multidão murmurava Dele essas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para O prenderem. Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco e, depois, vou para Aquele que Me enviou. Vós Me buscareis e não achareis; e aonde Eu estou vós não podeis vir. Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá eEste, que O não acharemos? Irá, porventura, para os dispersos entre os gregos e ensinará os gregos? Que palavra é esta que disse: Buscar-Me eis e não Me achareis; e: Aonde Eu estou, vós não podeis ir?
E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-Se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a Mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água-viva correrão do seu ventre. E isso disse Ele do Espírito, que haviam de receber os que Nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”.
A Vida e Suas Lutas – Oposição na família (João 7.3-9). Quão grande dor Jesus sentiu quando os que deviam ser os primeiros a dar-Lhe apoio, se mostraram abertamente contra as coisas que ensinava. As pessoas, muitas vezes, têm de enfrentar a mesma situação: a incredulidade dos familiares. Quantos desanimam por isso e acham a cruz demasiado pesada. Contudo, “porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hebreus 4.15).
Devemos sempre nos lembrar que o Senhor Jesus compreende os nossos problemas, Ele também sofreu as mesmas coisas. Deus tem um tempo determinado para tudo no Seu plano, nada está atrasado. Jesus foi a Jerusalém “… não manifestamente, mas como em oculto” (João 7.10b). Jesus, muitas vezes, permanece oculto até chegar o tempo para Se revelar, mas isto não quer dizer que Ele deixe de operar. O sol, mesmo oculto, está sempre brilhando.
A Vida Oferecida – Água da vida para os sedentos (João 7.37). Jesus cheio de compaixão clamou: “Se alguém tem sede, que venha a Mim e beba” (João 7.37b). Muitas pessoas sentem secura e tentam ignorar o fato. Jesus os chamou para o único lugar onde encontrarão alívio, nas águas da salvação, mas eles não se esforçam e rejeitam o convite. Entendam que o Senhor Jesus é fiel com aqueles que vêm: “Venha… e beba”, “Vinde e Eu vos aliviarei”.
É como se Ele entregasse aos homens a chave do dispensa celestial, lhes dando a oportunidade de se servirem à vontade. Devemos entender que não se trata apenas de chegar a Cristo, também é preciso beber. Quando Jesus fala sobre a sede, Ele está apresentando uma necessidade, e também a solução. Precisa o homem ter atitude de aceitar e vir a Jesus Cristo.
A Vida Multiplicada – O rio abundante (João 7.38,39). Aqui a água é o símbolo do ESPÍRITO SANTO que vivifica e que é abundante em abençoar: refrigerando e purificando. A vida que Cristo nos dá é transbordante, a “vida mais abundante!”. É o rio que começa com a salvação e prossegue com a comunhão. Você está com sede de Deus? Ou mana realmente rios de água da nossa vida? Se isso não acontece, quer dizer que não estamos bebendo na fonte Divina. Existem muitas pessoas cujas vidas são como o “Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, não admite cura? Serias tu para mim como ilusório ribeiro e como águas inconstantes?” (Jeremias 15.18), ou como o quadro desolador descrito Judas “Estes são manchas em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas” (Judas 12).
Leitor, DEUS te abençoe profundamente, com a sua preciosa família.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana