Jesus Cristo, a nossa esperança!

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a Sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” I Pedro 3:18
Para nós, cristãos, a Páscoa é a festa onde relembramos a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para os judeus, os descendentes dos hebreus, a Páscoa é a festa que comemora a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos. Embora sejam acontecimentos diferentes, tanto a Páscoa cristã como a judaica têm o mesmo sentido: a LIBERTAÇÃO. “Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente serei livres” João 8:36.
Outra verdade gloriosa é saber que o Senhor Jesus não somente morreu na cruz, mas está nos Evangelhos: “Ele não está mais aqui! Ressuscitou!” (Mat 28.6, Mar 16.6, Luc 24.6). Esta poderosa mensagem vem atravessando os séculos, ecoando com a mesma sublimidade de dois mil anos atrás, quando o anjo a pronunciou àquelas mulheres que madrugaram para ir ao sepulcro ungir, com aromas, o corpo de Jesus.
Trata-se da mais singular frase que jamais será ouvida novamente. De tudo o que já se pronunciou, entre as mais famosas frases que a História registra, nada houve, nada há ou haverá que se compare, em sublimidade, em solenidade, em nobreza, a esta poderosa revelação: “Ele não está mais aqui! Ressuscitou!
Esse pronunciamento suscitou estupefação e, ao mesmo tempo, exultação, nos discípulos de Cristo. A ressurreição tornou-se o conteúdo central da pregação apostólica. Um a um, os 27 livros que mais adiante seriam compilados na formatação do Novo Testamento, demonstram a emocionante constatação de que toda a teologia cristã de seus autores, inspirados pelo Espírito Santo, orbitara em volta não só da cruz, mas também da retumbante ressurreição de Jesus. Ninguém jamais poderá explicar o poder que irrompeu da sepultura contra tudo o que de motejo o inimigo pretendia que a morte do Senhor representasse! Mas, glórias a Deus, “Ele não está mais aqui! Ressuscitou!”
O apóstolo Paulo comenta que, se não fosse a ressurreição, seria vã a nossa fé. Por causa dela, somos seguidores do Cristo vivo, cheios de esperança, paz com Deus, perdão dos pecados e certeza de salvação.
Jesus, prometido desde o Éden, veio ao mundo, viveu aqui, morreu aqui, deixou o túmulo vazio, fez-se a primícia dos que dormem. Haverá ainda quem duvide e teime por uma mais cristalina evidência da existência de Deus? Eis então o que Ele nos ofereceu: a ressurreição de Seu Filho Unigênito, tão puro milagre, tão sobrenatural que deixou os incrédulos aturdidos! Ele não está mais aqui! Ressuscitou! Todas as nossas esperanças resultantes da conversão, da consagração de vida, da fé na Palavra de Deus, da certeza da vida eterna que com Deus viveremos, encontram-se no âmago desta pequena, contudo profunda proposição: “Jesus ressuscitou!”
Em Cristo Jesus, temos uma viva esperança, pois, nós pregamos sobre Aquele que tem toda autoridade, e que um dia vai julgar o mundo com seus pecados e lançar no inferno a Satanás e seus anjos, e a todos aqueles que não aceitam o Seu grande amor e perdão. Como cristãos, temos que obedecer a grande comissão e pregar sobre o Senhor Jesus Cristo que morreu, ressuscitado e que virá nos buscar um dia! Somente quem não tem convicção, não prega sobre a morte e a ressurreição.
A ressurreição do Senhor Jesus Cristo nos traz esperança de um futuro certo, pois ela nos traz várias certezas:
1. Certeza do perdão de nossos pecados ( I Jo. 1:9 );
2. Certeza de que nossa fé não é vazia ( I Co. 15:4,6 );
3. Certeza da mensagem que pregamos ( I Co. 15:4 );
4. Certeza da vida eterna ( Jo. 3:16; 5:24; Rm. 5:2; Tt. 1:2 );
5. Certeza do sustento espiritual ( Sl. 145: 13-14; I Pe. 2:2 );
6. Certeza que Jesus Cristo voltará ( At. 1:9-11 );
7. Certeza de ver o Senhor Jesus face a face e ter plena comunhão ( I Jo. 3: 2-3 ).

Devair Sampaio
(Pastor Igreja Evangélica Ação Bíblica)