Jesus é o Bom Pastor

Disse Jesus: Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida por Suas ovelhas Jo 10, 11-16

Disse Jesus: Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.
Eu sou o bom Pastor. Conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem, assim como o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai. Eu dou Minha vida pelas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.Jo 10, 11-16
Nesse trecho do Evangelho de São João, o próprio Jesus Se apresenta como Bom Pastor, Ele usa uma imagem, muito comum, na época e no contexto, onde estava inserido, para que Seus discípulos e a multidão que O seguia, pudessem compreender melhor. Embora para nós, em nossa região não seja comum, um rebanho de ovelhas e um jovem pastor cuidando delas, tão comum na Palestina, todos nós somos capazes de entender a mensagem do Evangelho.
Ao apresentar-Se como Bom Pastor, Jesus nos garante Seu pastoreio cheio de amor e dedicação, isto é, o Seu cuidado, Sua preocupação por cada uma das Suas ovelhas, o povo cristão, como Ele mesmo afirma, nos conhece, e conhecendo-nos sabe de nossas fraquezas, e é aí que intervém nos protegendo.
As ovelhas que conhecem a voz do Bom Pastor, e seguem suas ordens, estão seguras, pois Ele, as conduz em segurança.Para seguirmos no caminho certo, é preciso ouvir a voz de Jesus, e deixar-se guiar por Ele. Em outras palavras, ao reconhecermos nele, nosso único pastor, devemos colocar em prática aquilo que Ele nos ensina.
A base, o alicerce, o centro de tudo que o nosso mestre nos ensina, está no amor, no mandamento do amor, o primeiro e o mais importante: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como assim mesmo. Ele é o amor encarnado e feito realidade no meio de nós.
Ele é capaz até de dar a própria vida por nós. Ele é aquele que deixa as noventa e nove seguras, para correr atrás daquela ovelha perdida, e não para até encontra-la, e trazê-la novamente para o seu redil. Tudo isso como prova do Seu infinito amor.
Deixemo-nos pastorear, isto é, deixemo-nos conduzir por Ele, sejamos obedientes a Ele, confiemos Nele, e como diz o salmo 23, nada nos faltará.
Deus te abençoe.
Se cuida, a pandemia não acabou!
Um abraço, do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis