Jesus em minha casa

O que você faria se Jesus dissesse que precisa ir em sua casa?
Foi isso que Jesus disse a um homem de vida bagunçada, chefe de cobradores de impostos, dominado pelo amor ao dinheiro, corrupto e ladrão, que estava em cima de uma árvore para vê-Lo passar. É importante dizer que as atitudes e o caráter de Zaqueu não combinavam com seu nome que significa puro.
Jesus dá uma atenção especial àquele homem que veio vê-Lo. Jesus surpreendeu Zaqueu ao dizer que precisava ir até a casa dele. Zaqueu desce mais do que depressa, sem saber o que dizer, e com grande alegria leva e recebe o Senhor Jesus em sua casa.
Não foi apenas Zaqueu que ficou surpreendido com a atitude de Jesus. O Evangelista conta no Evangelho de Lucas 19.9 – “Todos os que viram isso começaram a resmungar: – Este Homem vai Se hospedar na casa de um pecador”.

Jesus não Se escondia, nem ficava longe das pessoas. Jesus era amigo de ladrões, de prostitutas, pessoas de má fama. Jesus não tinha vergonha de conversar com ninguém na rua, na praça ou qualquer outro lugar público. Jesus estava cumprindo Sua missão de amor: “O Filho do homem veio buscar e Salvar quem está perdido.” Lc 19.10.
É por isso que, mesmo contrariando a opinião pública e religiosa, Jesus vai até a casa de Zaqueu porque precisava restaurar e purificar a mente, o coração e a vida dele. Nada traz mais felicidade a Jesus do que salvar um perdido. É por isso que Jesus continua buscando e convertendo os perdidos, através de Sua igreja e Sua palavra e ação transformadora do Espírito Santo.

A partir da conversão, a vida da pessoa muda radicalmente. Vive vida diferente, busca rumos diferentes, tem caráter, ideias, aspirações e desejos diferentes. Tornou-se nova pessoa. Foi este milagre que Jesus realizou na vida de Zaqueu.
Leia o que registrou o evangelista Lucas no capítulo 19.8 – “Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”. O dinheiro que Zaqueu tinha acumulado desonestamente não lhe trouxe felicidade. Mas, Jesus, sim, trouxe grande alegria e felicidade ao seu coração. Jesus lhe deu aquilo que o dinheiro não podia comprar. Um coração puro. Uma vida digna e honrada. Agora, sim. A Sua atitude faz justiça ao Seu nome: Puro. Puro de coração. Puro de mente. Atos nobres. Atos puros.

Zaqueu, com esta atitude, estava literalmente dizendo como tantos dizem hoje: A minha vida mudou depois que eu conheci JESUS! O Senhor Jesus alegremente confirma esse milagre ao dizer: “Hoje, a salvação entrou nessa casa” Lc 19.9. Somente quando Jesus entra na casa e no coração de uma pessoa que esse milagre acontece. Por isso, ainda que você tenha andado longe de Jesus, longe da casa de Deus e feito tudo o que o diabo gosta e mais um pouco, saiba que Jesus quer entrar em sua casa. Saiba que Jesus tem pressa em restaurar sua vida, seu coração, seu lar e lhe garantir o paraíso eterno. Aja mais do que depressa como Zaqueu. Leve Jesus para sua casa, confie Nele e um mundo novo se abrirá aos seus pés.

Pastor Elton Junges
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rua: José Morelli, 193 – Bela Vista IV