Jesus nos ensina a rezar

“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Mt 6, 7-13

Disse Jesus aos Seus discípulos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu Reino; seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.Mt 6, 7-13
Olá, caros leitores, nesse trecho do Evangelho de São Mateus, Jesus, o Mestre, nos ensina a rezar, e Ele, como percebemos, nos apresenta a oração do Pai Nosso, a oração mais rezada por todos os cristãos. Acredito que seja a primeira oração que a maioria de nós aprendemos ainda crianças. Eu creio que é praticamente impossível ser cristão e não conhecer e rezar o Pai Nosso.
Eu aprendi com um padre idoso e muito sábio, que a oração do Pai Nosso é a oração mais bonita que podemos rezar, porque é a oração que nasceu do coração de Jesus. Ele mesmo nos ensina, como testifica o texto sagrado de Mateus, agora se a oração por si só ela é bonita, porque nasceu do coração de Jesus, ela se torna ainda mais bonita, quando rezada de coração.
Como sabemos muito bem cada trecho da oração, corremos o risco de rezar, simplesmente da boca para fora. Se for assim, nossa oração se torna vazia, nenhuma oração, seja o Pai Nosso ou qualquer outra, deve ser apenas rezada, ela deve ser meditada, pensada e, como eu disse, deve sair do profundo do nosso coração.
Rezar, orar, significa entrar em sintonia com Deus. Quando oramos, conversamos com Ele. Então, nossa atenção deve estar toda voltada para Ele, assim, nossa oração será profunda, intensa, verdadeira e também eficaz.
Fica a dica, então, caríssimos, como discípulos, peçamos sempre a ajuda do Mestre. Ele não Se cansa de nos ensinar, Ele quer que nossa oração seja sincera, pois, somente assim será transformadora.
Um abraço do meu jeito e do meu tamanho.
Se cuida.
Deus te abençoe.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis