João Canoa se destaca na música e rompe fronteiras

Cosmopolense ganhou seu primeiro violão quando tinha apenas oito anos de idade e não parou mais

Aos 30 anos, ele sonha com seu trabalho reconhecido nas telinhas da televisão

João Lucas Caetano tem 30 anos de idade e, com o nome artístico – João Canoa – já alcançou fãs e simpatizantes da sua música muito além de Cosmópolis, principalmente, nas cidades litorâneas do estado de São Paulo. Ultrapassando estados, ele já foi convidado para estrelar até mesmo no estado de Santa Catarina.

O início
O interesse de João pela música começou muito cedo, desde os nove anos de idade. “Quando eu tinha apenas nove anos, um amigo, que tinha um violão, me deu o instrumento, mas, estava quebrado. Era um violão ruim, mas, eu me empolguei muito. Consegui tocar minha primeira música – Musa do Verão – do Felipe Dylon – aprendi numa revistinha de bancas. Desde então, nunca mais parei de tocar”.

A primeira apresentação
Quando ia completar 18 anos de idade, João fez sua primeira apresentação em Cosmópolis, no antigo ‘Toka Bar’ – que ficava localizado nas dependências do Cosmópolis Plaza Shopping. “Foi o dia que comecei a ganhar dinheiro com música. Há mais de uma década. A partir deste momento, poucos fins de semana não toquei minha música”, comenta João Canoa.

Artista
Para o músico, há uma satisfação que vai além do retorno financeiro. “Ver as pessoas sorrindo, quando toco uma música e quando pedem, principalmente. Tudo por causa disso! É interessante porque as pessoas acabam gostando do meu trabalho e se distraem, param, ficam sorrindo pra gente. Este é o principal retorno, é bom demais!”, garante o profissional.

Ossos do ofício
Apesar da paixão pela música, também existe os momentos de dificuldades. “Há dias que não estou legal. Enfrentar o público nestes dias, com um sorriso no rosto, é bem difícil. Por mais que não esteja legal, preciso estar. Preparar o psicológico é sempre um desafio”, desabafa ele.

Destaque
Atualmente, João Canoa apresenta sua música, em média, de três a quatro vezes por semana. Entre as apresentações fora da cidade, estão Lual em Santa Catarina, Angra dos Reis, Itanhanhém, Mongaguá, Peruíbe, Santos, Guarujá, Caraguatatuba.

Um sonho
Sem dúvidas, as telinhas são um sonho do artista. “Queria ver meu trabalho na televisão, fama acaba sendo o objetivo de qualquer cantor!”.

Agradecimento
João Canoa não se esquece dos apoiadores. “Quero agradecer o Gustavo – da AGM – que sempre me deu a maior força; Cosmodent e Zé Furlan, sempre meus patrocinadores; aos comerciantes daqui que confiam no meu trabalho; ao meu pai que me deu o primeiro instrumento decente”.