Jovem barbeiro cosmopolense participa de Reality Show

Paulo Felipe Santana tem 32 anos de idade e há muito tempo sonha com o ramo que atua hoje: a Barbearia. De acordo com o profissional, que nem sempre esteve nesta atividade, essa, desde sempre, era uma meta almejada por ele. “Mesmo quando eu trabalhava com outro tipo de trabalho, eu sempre gostei da barbearia, cumpria meus ofícios em outro ramo, mas, gostava de fazer barba e cabelo. Mas, precisou algo, quase trágico, me encorajar. Machuquei meu joelho jogando bola e precisei começar do ‘zero’ novamente. Foi quando comecei a estudar o que queria realmente, fiz bastante curso e comecei a me preparar para o que realmente gostava, que é a Barbearia!”, explica ele.
Paulo abriu a barbearia na cidade de Cosmópolis há cinco anos; antigamente, em frente ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, e hoje, no atual endereço, na Rua dos Expedicionários. “Agora, atendo em um local mais aconchegante para os meus clientes e amigos. Estou quase chegando no ambiente que sonho para esse atendimento”.

O Reality Show
“Eu me inscrevi via internet e fui selecionado entre 10 mil candidatos. A seleção aconteceu entre fotos e vídeos, além do perfil do Instagram que seria avaliado, de cada profissional que almejava participar. Quando mandei meu material, fiquei entre os primeiros 16, passei desta seletiva e fui convidado para participar do Reality, transmitido pela Record”.
Vale destacar que Paulo é o único participante do Interior de São Paulo e representando a cidade de Cosmópolis. Ele se deslocou até a capital, em Santo André, e participou de gravações em uma barbearia no estúdio da Record News. Todos os candidatos concorriam para representar uma marca americana e que, segundo Paulo, é top de linha no mercado da barbearia. “Ou seja, o vencedor do reality se tornaria o embaixador da marca aqui no Brasil e isso alavanca a carreira de uma forma muito positiva!”.
Paulo ficou na primeira fase, em um dos desafios mais difíceis para a profissão, e apesar de não ter ficado entre os primeiros colocados, ele foi selecionado para participar de um Campeonato Mundial entre barbeiros. E este, com certeza, será seu próximo desafio. “Não tive a melhor das classificações no Reality, mas, o mesmo me abriu portas, com os mesmos organizadores, para o Campeonato Mundial. O importante é participar e tentar aprimorar, cada vez mais, o que eu mais gosto de fazer”.
A final do Campeonato Mundial será sediada em Portugal.


Além de Paulo Felipe relatar que entre as maiores recompensas da participação está o sentimento de conquista e de retorno do bom trabalho que vem desempenhando, ele fala de gratidão a Deus. “Em primeiro lugar, Deus, que me sustentou até aqui, e depois, minha família, clientes e amigos, que confiam no meu trabalho”, finaliza ele em tom de emoção.