Jovem cosmopolense combate ansiedade e depressão através da arte

Ela faz desenho realista, maquiagem comum e artística, é cosplayer, cosmaker, fotógrafa, animadora de festa, costureira, artesã...

Isabela Selani é uma jovem artista cosmopolense muito talentosa, que atualmente produz diversos tipos de arte. Em entrevista, ela conta um pouco mais sobre suas paixões, fala como a arte mudou sua vida para melhor e seus projetos atuais. Confira.
“Meu nome é Isabela Selani Silva. Tenho 24 anos, amo gatos e sou completamente apaixonada por arte no geral. Fiz cursos em vários segmentos, como desenho, biscuit, corte e costura, maquiagem, etc. Futuramente, pretendo cursar uma faculdade de Artes Visuais e me especializar ainda mais nessa área”, conta Isabela.

Relação com a arte
“Hoje em dia, trabalho temporariamente como babá, animadora de festa, sou youtuber e tenho um ateliê de artesanato. A minha relação com a arte não envolve só o prazer de criar algo, ela me ajudou a lidar com a ansiedade e a depressão, me mostrou um caminho que vale a pena seguir, que é me expressar através dela.
Todos os meus sentimentos reprimidos, transformo em uma criação nova. Respiro arte; sem ela, eu não vivo, é minha zona de conforto, meu antidepressivo.
Desde pequena, sou ligada a ela. Na escola, era minha matéria favorita, minha avó sempre me incentivava e me levava para as aulas de artesanato com ela. Fui começando a pegar um ‘gostinho’, se tornou paixão e nunca mais parei. Ultimamente, faço desenho realista, maquiagem comum e artística, sou cosplayer, cosmaker, fotógrafa, animadora de festa, costureira, artesã, artista plástica e youtuber”, conta Isabela.

O ateliê
“Criei o ateliê ‘MegamiArt’ em 2019 com o intuito de fazer encomendas. Confecciono varinhas da franquia Harry Potter, dioramas personalizados, acessórios para cosplay, laços infantis, dentre outras coisas”, comenta Isabela.

O canal
“Também tenho um canal no youtube chamado ‘Megamisai’, onde ensino passo a passo como fazer alguma peça. No momento, estou em busca de um parceiro/patrocinador para me auxiliar nesse processo e por conta da grande visibilidade que ele está tendo”, fala Isabela.

O Cosplay
“Cosplay é a arte de se fantasiar como um personagem; cosplayer é a pessoa que se veste; e o cosmaker é a pessoa que confecciona o cosplay. De hobbie a trabalho sério, o cosplay me mostrou um lado que eu não conhecia, a criação. Com ele, posso criar qualquer coisa, soltar minha imaginação e ainda ter uma fonte de renda”, afirma.

Maquiagem
“Tanto a comum quanto a artística me fascinam. As técnicas, os cuidados e a vasta variedade de produtos impressionam. Ter um conhecimento sobre maquiagem me auxilia muito na hora de uma produção no ramo cosplay”, confidencia Isabela.

Fotografia
“É uma área que possuo o básico de conhecimento, mas que já me ajuda na hora de uma sessão de fotos por exemplo. Saber o ângulo correto, a postura de frente e por trás das câmeras, a iluminação, a edição envolvem um estudo de fotografia. Também possuo um perfil onde posto meus registros de animais e paisagens”, diz.

Desenho
“O desenho é um hobbie de pura prática e esforço, não tem nada de dom. O ato de observar paisagens, pessoas, objetos, as cores, as sombras, os detalhes ajudam na hora de colocar no papel ou em qualquer peça que eu for criar. Ter um olhar clínico sobre tudo ao redor facilita no momento da criação”, enfatiza.

O sentimento
“A arte não é simplesmente pintar um quadro, ela vai muito, além disso. É o sentimento que o artista deposita ali, tanto num quadro quanto em qualquer outra forma de manifesto artístico (música, fotografia, escultura, etc.) – qualquer forma de demonstrar um sentimento é arte. A arte é liberdade, tira a angústia e ameniza a dor de um coração partido, tranquiliza os pensamentos, ela cura a alma.
Eu estou aqui para subir essa bandeira. Valorize os artistas da cidade, tem muita gente talentosa em Cosmópolis que desiste por não ter investimento, ajuda ou visibilidade. Apoie os artistas, valorize a arte!”, finaliza Isabela.