Ana Clara, de 13 anos, se despontou na categoria infanto-juvenil I, lutando com a faixa cinza e preta
Ana Clara Brombai, uma jovem promessa do jiu-jitsu de Cosmópolis, se destacou no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, conquistando o primeiro lugar na categoria infanto-juvenil I. Aos 13 anos e lutando com a faixa cinza e preta, Ana Clara voltou para a cidade com a medalha de ouro, recebendo o maior reconhecimento pelo seu desempenho no campeonato.
“Eu me senti feliz e realizada, por ter conseguido conquistar algo que eu tanto queria”, conta Ana Clara. A jovem entrou no esporte por já estar presente na família, o que favoreceu este primeiro contato para a garota. “Pratico jiu-jitsu há 3 anos. Comecei vendo meu padrasto lutar”, explica.
Sua rotina de preparação foi intensa e rigorosa. “Na minha preparação, eu treinava de 5 a 6 vezes no tatame, com a supervisão do meu sensei Anderson Caverna e 3 vezes na musculação com meu padrasto, que é educador físico, Weverton Lacerda”, explica Ana Clara. Levar a medalha de ouro é um grande feito; dentre os campeonatos, o Brasileiro é uma porta de entrada para outras oportunidades. “Acho que por ser o brasileirão, tem um peso maior”, destaca, referindo-se à importância do campeonato.
Ana Clara fez questão de expressar sua gratidão a todos que a apoiaram: “Gostaria de agradecer a vocês, sou muito grata pela Gracie Barra Cosmópolis, e também ao sensei Anderson Caverna, aos amigos de tatame e à minha família. Sem eles, não conseguiria”.
Anderson Redaelli Amaro, conhecido como Caverna, sensei de Ana Clara, falou da dedicação da jovem atleta. “Acho que o momento mais desafiador foi nas últimas semanas. A gente começou a fazer um trabalho específico para o campeonato”, conta. Caverna também ressaltou a tradição da Gracie Barra Cosmópolis no jiu-jitsu. “Nós temos quatro medalhas mundiais na Califórnia. E a Ana Clara é a nova geração da nossa equipe”, finaliza.