Jovem de 17 anos se destaca com desenhos digitais e realiza primeira exposição física

Com 17 anos, Nycolas Pedro Martins Lima já se destaca com seus desenhos em plataforma digital. O jovem já criou por volta de 50 personagens autorais que compõem uma história de ficção também de sua autoria. Ele explica que, no processo de criação, se inspira em diversas influências, desde desenhos, jogos, filmes até em traços de pessoas reais. “Na verdade, vou criando os personagens ao longo da história, vou tendo a ideia e vou construindo os traços deles conforme sua função na história”.
O artista diz que utiliza o processo de assimilação. “Quando eu gosto de um personagem, tento desenhá-lo. Feito isso, vou pegando detalhes de vários personagens que gosto até criar o meu próprio”.

Nycolas e sua mãe Odeth Lima

E é justamente nessa área que Nycolas quer atuar. Trabalhar criando personagens, histórias, com foco na área artística, ao contrário do desenho digital utilizado para a fabricação de automóveis, por exemplo.
Nycolas lembra que a criação de histórias é algo que o acompanha desde sua infância. “Desde criança, eu criava histórias para meus brinquedos; isso sempre fez parte de mim e, com a arte, eu pude passar minhas ideias mais a fundo, mostrando o visual”.
Sua mãe, Odeth Martins Lima, conta que Nycolas herdou o lado artístico da família. “Ele já vem de uma família muito artística, o pai é músico e também desenha, meu cunhado é escultor. Então, quando o Nycolas começou a ter acesso a papel e caneta e desenhar, os primeiros desenhos dele já me chamaram a atenção”.
A partir deste momento, a mãe já decidiu proporcionar tudo que fosse necessário para que ele continuasse com os desenhos, comprou diversos lápis, canetas, cadernos de desenho e afins.
Entretanto, Nycolas não acredita que nasceu com o dom. Ele atribui o sucesso nos desenhos ao apoio da mãe, que o influenciou, fazendo acreditar que tinha talento, e também ao pai, no qual se espelhou para fazer os primeiros desenhos.
“Não vejo o Nycolas fazendo outra coisa a não ser imerso nesse mundo de desenhos e arte. Espero que ele consiga enxergar todas as oportunidades e faça com que elas cheguem através do seu talento”, finaliza a mãe.
Apesar da perfeição nos desenhos, o artista lembra que nem sempre foi assim. No início, durante a transição da plataforma física, papel, para a digital, computador, teve dificuldades de adaptação com a mesa digitalizadora.
Isso porque, segundo Nycolas, existe bastante diferença entre desenhar no papel e na mesa, principalmente, em modelos onde o desenho não é projetado na própria mesa. “Tive dificuldades, pois, os traços não eram tão precisos e eu não sabia exatamente onde estava riscando.
Porém, com o tempo, tudo se tornou natural e desenhar na plataforma se tornou a mesma coisa do que o desenho no papel, ou até melhor. O artista explica que, na plataforma digital, ele começou a ter maior facilidade para colorir seus desenhos, coisa que antigamente lhe trazia insegurança. “As portas começaram a se abrir, eu odiava pintar no papel, tinha muito medo de estragar o desenho, mas, depois, na plataforma digital, onde eu tenho possibilidade de refazer, comecei a amar pintar”.
Trabalhar em uma das maiores empresas criadoras de jogos de computador e videojogos, a Blizzard Entertainment, é um dos sonhos de Nycolas. Mas, além disso, seu desejo é também trabalhar com quadrinhos, filmes, enfim, tudo que envolva arte e ilustração, mas, com a parte artística e não técnica.

A exposição
Nycolas realiza sua primeira exposição física, nomeada de “Ponto de Vista Ilustrado”, neste sábado, 07, às 17h, onde trará alguns de seus desenhos para o Espaço Cultural Belle Époque.
Fora ela, o artista afirma que publica pouco suas criações, basicamente, nas redes sociais, como Facebook.

Serviço
A Belle Époque fica na Praça Dr. Paulo Nogueira, ao lado da Praça da Matriz Santa Gertrudes