A Igreja Assembléia de Deus Madureira de Cosmópolis completou 70 anos de fundação na cidade.
E, em comemoração a esse marco, a festa, que tem como tema Jubileu de Vinho, acontece desde o dia 10 e se encerra em 25 de outubro.
A programação conta com a participação de vários cantores de música gospel. Já passaram pelo evento, Cassiane, Cleiton Queiroz, Matos Nascimento, Eyshila, Brás Adoração, Victorino Silva, Canção e Louvor, Shirley Carvalhaes, Elizabete Santos e Gislene Alves. E nos demais dias, contarão com a presença de Nani Azevedo, Paulo Cezar Baruck, Anderson Freire, Samuel Mariano, Aline Barros, Dedos de Davi e Ministério de Louvor Adorar.
Os cultos estão acontecendo em um espaço reservado na Assembleia de Deus, na Rua Doutor Moacir de Amaral, 776, para mais de 3 mil pessoas, com telões espalhados por todo o local.
Para as crianças, tem o Jubileu Kids e uma programação especial para aquelas com idades de 3 a 11 anos, que acontece simultaneamente dentro da igreja – enquanto o jubileu adulto é realizado na tenda – e conta com a participação de: Cristina Mel, tia Keyla, tia Jô, tia Kátia Barros, Tio Maurão e os bonecos, palhaço Aleluia, Xaropinho (do programa do Ratinho), Mila e Belinha, Cia da Arca, Ágape Brasil, Cia do Riso e galerinha Raio de Luz.
“Foi uma glória, a festa está linda, o povo está com desejo de participar da festa e receber do Senhor. Estou me sentindo honrada, lisonjeada e muito feliz. Tenho certeza que esta festa, do jeito que o poder de Deus foi manifestado hoje, vai continuar mais nos próximos dias, porque é festa e a gente tem que comemorar”, declara a pastora e cantora Cassiane.
O cantor Matos Nascimento conta que, quando nasceu, a igreja já tinha 7 anos de história. “Estou lisonjeado por vários cantores que vieram, e eu estou aqui, muito feliz, porque chegar a 70 anos de existência de uma igreja é muito complicado, é muito difícil; quantos começam e param no caminho…”, diz.
Em homenagem a essa grande festa, a cantora e pastora Eyshila cantou a música “Fiel a mim”, que diz “Pra reconhecer que nada tenho, tudo é Teu, quero Te adorar, ainda que a figueira não floresça, quero Te alegrar, mesmo se o dinheiro me faltar”.
A Igreja
A Assembléia de Deus era congregação de Campinas e, no ano de 1982, o Bispo Manoel Ferreira, presidente da igreja na época, decidiu emancipar a igreja de Cosmópolis, a qual passou a ser campo. Sendo assim, foi empossado o primeiro pastor presidente, Pr. Alcides José Balarin.
A principal dificuldade na fundação da igreja foi projetar e construir a igreja. “É com muita satisfação que relembro a história de muitos que por aqui passaram e deram sua valiosa cooperação a esta igreja, aos quais somos gratos e pedimos a proteção Divina”, declara Alcides.
De início, era um espaço para 1.300 pessoas, que hoje se tornou a Catedral da Fonte, a Sede. Após 38 anos pastoreados, Alcides fala que foram anos prósperos e abençoados ao lado de sua esposa, pastora Maria Balarin. “A igreja nasceu na casa de meus pais José Balarin (em memória) no ano de 1947, que após ouvir a palavra de Deus em meio uma situação desesperadora de vida ou morte, através de dois missionários, Adolfo Nintz, Odila Nintz, ele então resolveu tomar a maior decisão de sua vida, aceitar a Jesus”, lembra Alcides.
Colaboração: Pb. Eliezer Barbosa
Fotos: Enéias Barrionuevo