Escritor, pedagogo e ativista LGBTQIAPN+, apresenta “Amigas Para Sempre...”, sua primeira ficção, em evento no Sunset Café, abordando as complexidades dos laços humanos e o impacto do ghosting
Juh Brilliant, nome artístico de Laércio Luís Custódio Junior (35), morador de Cosmópolis desde os 14 anos, lançou seu terceiro livro, “Amigas Para Sempre…”, no último dia 14 de setembro, no Sunset Café, em Cosmópolis. A obra explora temas como ghosting, irresponsabilidade afetiva e saúde mental, em uma narrativa curta, melancólica e reflexiva sobre as conexões humanas. O “ghosting” abordado pelo autor é um termo que representa a ação de interromper abruptamente toda comunicação com uma pessoa sem aviso prévio ou explicação, desaparecendo sem deixar rastros, ignorando completamente mensagens ou tentativas de contato.
“Escrever sempre me causou fascínio, e com ‘Amigas Para Sempre…’ quis trazer à tona as dores e as nuances dos laços que criamos e desfazemos”, comenta Juh Brilliant, que também é autor dos livros semiautobiográficos “O Menino das Meias” e “BRILHANTE?!”.
Além de escritor, Juh Brilliant é pedagogo, atuando na rede municipal de ensino, e foi fotógrafo, embora tenha se afastado da profissão. Suas obras anteriores abordam questões LGBTQIAPN+ e existenciais, refletindo experiências pessoais e histórias conhecidas de forma ficcionalizada. O novo livro, que será lançado no Sunset Café, às 18 horas, é sua primeira incursão na ficção pura e é ilustrado por Diego Serpa, com revisão de Valter Vieira Scarpelim e diagramação de Michele Carneiro.
“Escrevi ‘Amigas Para Sempre…’ para ser lido em uma sentada só, algo breve e impactante, que facilita a vida do leitor no dia a dia”, explica o autor. No evento, além do novo livro, estarão disponíveis novas remessas de suas obras anteriores, todas de autoria e financiamento independente, com unidades limitadas.
Desde o lançamento de “O Menino das Meias”, algumas portas se abriram para Juh, ele passou a colaborar como escritor de questões de diversidade de sexualidade e de gênero para a Gazeta de Cosmópolis e EiTV, além de criar conteúdo para redes sociais, ampliando seu alcance e impacto na comunidade LGBTQIAPN+.
SINOPSE:
Tal Pessoa simplesmente desaparece da vida de sua melhor amiga – amizade que conta praticamente quarenta anos -, e a deixa com infinitas perguntas: o que teria acontecido? A amiga havia morrido? Como pode se, aparentemente, segue seus dias com normalidade? Em qual universo pode-se considerar normal, ou honesto, seguir sua rotina deixando para trás a companheira de vida, sem qualquer motivo aparente ou, ainda, um adeus sequer?
“Amigas Para Sempre…” é uma história reflexiva e melancólica acerca da falta de tato nos relacionamentos humanos, que busca promover uma visão mais consciente e responsável sobre os sentimentos do outro numa relação – aqui, de amizade -, e ampliar o debate a respeito da prática de ghosting, algo que pode acarretar em diversas questões prejudiciais à saúde mental, mas, infelizmente, ainda é muito invisível e banalizada na sociedade.
Entre textos e ilustrações, este livro mostra como as ações de Tal Pessoa atingiram o outro lado da amizade. Esta não é uma história feliz: é de contemplação.