Jump: exercício ajuda no melhor funcionamento cardíaco

Pedro Otávio Hein,
Instrutor Triax Gym
3882-2668‬
97123-2336
FOTO: Cedida

Nos últimos anos, a musculação vem deixando de ser a única opção para quem deseja perder peso e tonificar os músculos. Exercícios funcionais como o Power Jump® mostram-se eficazes para objetivos como estes.
O instrutor Pedro Otávio Hein explica que o Power Jump® é uma aula de ginástica coletiva divertida, fácil de executar e que traz muitos resultados positivos. “Todos os ‘jumpers’ saem das aulas com muita energia, bom humor e sensação de missão cumprida!”, afirma.
Segundo Pedro, a estrutura do exercício varia conforme o professor, mas, em seu formato original, funciona da seguinte maneira:
Aquecimento
Consiste de um início contagiante com foco no aquecimento do corpo. Este momento é ideal para o praticante se adaptar ao mini trampolim e conhecer os movimentos da aula.
Training 1
Entra-se o primeiro momento para testar a coordenação. Inicia-se a etapa cardiovascular, com movimentos alternados das pernas como: StepTouch, Corridas, Elevações de Joelhos e Calcanhar.
Training 2
Execução de movimentos que exigem um maior equilíbrio do aluno, com movimentos de força alternada. Inicia-se a elevação da frequência cardíaca com a execução de movimentos como: Chá – Chá, Hip Hop e/ou Cowboy.
Intensive
Primeiro grande pico da aula. O aumento do esforço é caracterizado pela intensidade dos saltos e execução correta dos movimentos. Para os alunos com pouca condição física, o professor oferece opções de intensidade.
Recovery
Este é o momento para recuperar o fôlego, com combinações de movimentos simples. A recuperação da frequência cardíaca é realizada através de exercícios localizados, como os agachamentos.
Training 3
Durante este período, volta-se aos exercícios que aceleram o batimento cardíaco. Com movimentos focados na ação dos 2 pés, focando em uma intensidade moderada – alta.
Electric Intensiva
O trabalho está focado em alguns exercícios já realizados na aula, e a sua intensidade aumenta no decorrer da música.
Estabilizadores
Momento de baixar a frequência cardíaca e trabalhar o abdômen e membros inferiores
Alongamento
Hora de relaxar e alongar os músculos trabalhados.

Benefícios
O Power Jump®, com seu trabalho dos membros inferiores torna-se um exercício de alta intensidade, o que resulta em diversos benefícios à saúde.
A perda de peso pode ser considerada um dos principais benefícios da atividade. O instrutor explica que, por tratar-se de uma modalidade de alto gasto calórico, em apenas uma aula é possível perder, em media, 700 calorias. “A combinação de exercício cardiovascular e do fortalecimento dos músculos contribui para acelerar o metabolismo e, consequentemente, para a perda de peso. Uma forma rápida e muito saudável de ficar em forma e alcançar o peso ideal”, comenta Pedro.
De acordo com o professor, os movimentos produzidos no Power Jump® ajudam na tonificação dos membros inferiores (coxas, gémeos, glúteos e músculos do quadril).
Além disso, a melhora no sistema cardiovascular também entra na lista de benefícios, já que o aumento no ritmo cardíaco resulta em um bom funcionamento circulatório.

Combate a celulite
Durante os movimentos do Power Jump®, os saltos no mini-trampolim geram uma grande contração dos músculos dos membros inferiores, causando ao redor dos vasos linfáticos uma compressão capaz de provocar uma curva ascendente muito maior do direcionamento da linfa para a bexiga, o que explica o desejo em urinar logo após a aula.
“Com resultados comprovados, a prática do Jump desobstrui a corrente sanguínea, combate edemas e auxilia os gânglios na excreção das toxinas por meio dos órgãos responsáveis: rins, intestinos e glândulas”, explica Pedro Otavio.
A linfa é o resultado de um sistema de filtragem do sangue que ocorre nos gânglios, responsáveis pelo sistema de defesa natural e que produzem um líquido formado por proteínas e toxinas, expelidas do corpo por meio do sistema linfático. Este processo pode ser lento ou dificultado por fatores, como maus hábitos alimentares, sedentarismo, stress e acúmulo de ácido láctico.