Junior Felisbino fala sobre a vida de pai enquanto prefeito

Para ele, a paternidade é a melhor coisa da vida

Nesta edição especial de Dia dos Pais, entrevistamos o Prefeito de Cosmópolis, Júnior Felisbino, que falou sobre sua vida como pai, associada à vida corrida de prefeito da cidade. Acompanhe:
Apesar da agenda corrida, como é lidar com a política e a paternidade ao mesmo tempo?
A paternidade, pra mim, é a melhor coisa da vida. Eu procuro conciliar minha agenda de trabalho, diante de tantos compromissos que tenho, com meu tempo com a família. Procuro reservar sempre alguns tempos no dia e no fim de semana, para preservar o tempo com meus familiares, principalmente, minha filha Isabela. Andar de bicicleta, fazer algum passeio, entre outras coisas. Procuro priorizar, mesmo sabendo que é difícil – tudo que eu faço ainda é pouco.

O que vocês fazem juntos no tempo livre? O que mais gostam de fazer?
Nos divertimos muito andando de bicicleta, de patins, jogando UNO, jogos educativos e assistindo filmes.

Você se considera um pai ativo ou participativo?
Eu tenho que melhorar muito ainda, mas procuro sempre acompanhar a educação da Isabela, estar mais próximo dela, tentar buscá-la na escola com mais frequência.

Quais valores que você herdou de sua criação que busca passar à sua filha?
Amor, carinho, paciência, humildade e a força do trabalho. Busco transmitir pra Isabela que o trabalho é muito importante para alcançarmos nossos objetivos na vida.

Ela se inspira em você? O que ela acha do seu cargo, da sua profissão?
Eu acredito que ela se inspira sim. No ponto de vista da vida pública, Isabela sempre se interessou por política. No ano passado, ela acompanhou de perto a eleição americana, ela tem as preferências dela; apesar de ser tão nova, sempre bem firme nas convicções que ela tem.

Qual você acha que é a grande diferença entre criar um filho hoje e criar um filho na época em que você era criança?
Tudo mudou. Quando eu era criança, jogava bolinha de gude, andava de carrinho de rolimã, brincava na rua. Acredito que hoje, até por conta da gente ter um mundo da maneira geral mais inseguro e existe a questão também da tecnologia, as crianças estão muito no celular, computador… Eu procuro, sempre que possível, tirar esses hábitos atuais para tentar trazer os valores sólidos e resgatar as raízes.

O que é a paternidade para você?
Pra mim é tudo. O sentimento de pai é um dos maiores sentimentos que tem na vida da pessoa. Me sinto realizado, ainda mais por ser pai de menina.

O que é mais desafiador? Ser pai de primeira viagem ou ser prefeito?
No ponto de vista pessoal, é muito difícil ser pai, hoje em dia, por tudo que tem no mundo. E na vida pública, ser prefeito, administrar uma cidade com tantas dificuldades e complexidades, eu acredito que, nesse momento, que estou enfrentando nesse semestre, foi mais difícil ser prefeito do que ser pai. Se colocar todo tempo desde que a Isabela nasceu, eu fui mais pai do que prefeito. Acho que essa pergunta vou responder melhor quando eu me sentir realizado como prefeito, pois como pai sou realizado, pois estou apenas no início e tenho muito por fazer por Cosmópolis.