Junior Felisbino fala sobre meta para os primeiros 100 dias de governo em Cosmópolis

Água, saúde, educação e segurança estão no topo da lista ‘emergencial’

Junior Felisbino, representando o Progressistas e tendo como vice o Dr. Maurício, venceu as eleições e somou 47,15% dos votos que representam 13.894 votos de confiança da população.
Eleito no dia 15 deste mês, o novo prefeito já começou os trabalhos projetando os próximos quatro anos de governo. Pensando nisso, a equipe da Gazeta de Cosmópolis e TV Jaguari conversou com Junior sobre metas emergenciais para os primeiros 100 dias de governo. Acompanhe, na íntegra, as principais preocupações deste momento do novo chefe do Executivo para 2021/2024:

Inteiração da atual situação
“Em primeiro lugar, já foi realizada uma reunião com o atual prefeito para tratar da equipe de transição. Também pedimos uma série de documentos na Prefeitura para se ter um diagnóstico de como estão as contas: o que foi aplicado na educação? O que foi aplicado na saúde? O que há de obras em andamento? O que está empenhado? O que foi pago? O que resta pagar? O que temos de precatória?… Temos uma série de coisas que precisamos levantar porque ainda estamos no escuro e no Portal da Transparência não conseguimos encontrar”.

Metas para os próximos 100 dias de governo – Água
“Há uma série de coisas, mas, minha preocupação maior, hoje, é com a água. Precisamos de obras emergenciais para fazer a dragagem, desassoreamento da represa, aumentar nossa barragem, ver o que há de andamento para aprovação de novos loteamentos e segurar isso porque não dá para aprovar nada sem ter contrapartida do saneamento básico. Também vai ser preciso fazer dois novos reservatórios. Mas, voltando aos 100 primeiros dias, especifico em relação a água: preciso fazer um contrato emergencial para dar uma olhada na questão de aumentar a capacidade do reservatório”.

Metas para os próximos 100 dias de governo – Esgoto
“Eu quero criar uma autarquia específica do que for arrecadado com água para voltar em investimento para o Departamento de Água e Esgoto. Uma prioridade nesses cem dias é verificar nossa ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e colocá-la em funcionamento. Mas, preciso ver o contrato, ver o que foi executado”.

Metas para os próximos 100 dias de governo – Contratos
Os contratos em andamento serão auditados e revistos. O que estiver bom, continua, o que não estiver, vamos rever”.

Metas para os próximos 100 dias de governo – Saúde
“Saúde será prioridade. Quero fazer um mutirão na saúde nesses cem primeiros dias para zerar a fila de atendimento na questão de médicos especialistas e exames. Minha intenção é conversar com clínicas particulares e conseguir um bom preço para zerarmos isso”.

Metas para os próximos 100 dias de governo – Educação
“Uma das minhas grandes preocupações nos 100 primeiros dias é a questão da volta às aulas. Depois de 20 de janeiro, ainda não temos dados. Mas, voltando, quero ver de que maneira irá voltar; quando sairá a vacina para que nossas crianças voltem com segurança. Lembrando, ainda, a questão de alimentação das crianças; merenda; uniforme escolar e material escolar que eu não quero entregar em julho. Não me conformo com as crianças receberem kits no meio do ano. Também me preocupo com laboratórios de informática que nossas crianças ficaram sem e quero trazer de volta”.

Metas para os próximos 100 dias de governo – Segurança
“Na parte de segurança pública, já de início de governo, pretendo alugar alguns veículos para a Guarda Municipal e substituir a frota antiga. A intenção é fazer metade da frota alugada e metade própria”.

Metas para os próximos 100 dias de governo – Emprego
Já nos primeiros 100 dias, quero transformar o CRTC em PAT. Buscar uma parceria com o Estado para que a população possa dar entrada no Seguro Desemprego aqui mesmo. Contratar frente de trabalho e estagiários também é minha intenção. Uma frente de trabalho contratada para cuidar da zeladoria da cidade: cata-galho, cortar mato, limpeza da cidade, retirada de entulho… Isso, além de gerar renda, torna a cidade mais limpa e agradável”.

Metas para os próximos 100 dias de governo – Redução de custos (aluguel)
“Entre nossas metas está reabilitar a EMEB Milton Frungillo colocando cursos lá. Ver a possibilidade de redução de custos em prédios alugados pela Prefeitura. Ver a possibilidade de unificar o prédio da educação. Pegar um local amplo e próprio para unificar todo o centro administrativo. Contudo, antes, preciso de números em mãos, contratos. Preciso fazer uma averiguação de todos os contratos e licitações. O prédio da saúde é grande e dá para centralizar mais coisas”.

Final
“Essas são apenas as principais preocupações dentre muitas que pretendo rever para trazer qualidade de vida para nossa população e tornar Cosmópolis uma cidade referência. Reafirmo meu compromisso de acordar cedo, dormir tarde, todos os dias, trabalhando duro e honestamente para que os principais anseios de nossa população sejam atendidos”, finalizou Junior Felisbino.