Lagoa da Cosmo

Já ocorreram muitos problemas ligados à poluição no local, que atualmente está sendo limpo e recebendo manutenção

A Lagoa da Cosmo fica entre a Rua Guilhermina Kowalesky e a Rua Monte Castelo. Não se sabe dizer se ela é natural ou artificial, somente que a sua água provém do Ribeirão Barreiro Amarelo. A mata no entorno do ribeirão é praticamente toda nativa e preservada.
Local de muita polêmica, já ocorreram muitos problemas ligados à poluição, atualmente está sendo limpa e recebendo manutenção. A iniciativa do prefeito Junior Felisbino uniu esforços da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria da Segurança Pública e Trânsito e do SAE.
O Secretário Carlos Alexander de Campos (Bandola) conta que o projeto de revitalização da lagoa foi iniciado e que muitos munícipes começaram a aparecer e a auxiliar de forma voluntária, levando equipamentos, maquinário, colocando os próprios barcos para trabalhar, entrando na água, sendo realmente parceiros nesse processo.
O trabalho está em estágio avançado, o lixo foi retirado e praticamente 90% dos aguapés foram removidos, juntamente com outras vegetações oportunistas e maléficas, a sua proliferação pode afetar o equilíbrio ambiental, pois a vegetação e os peixes podem ficar sem sol e oxigênio.
Uma ponte de madeira (eucalipto) e cabos de aço, está sendo construída para atravessar a Lagoa, que vai proporcionar aos visitantes uma bela paisagem. Além da ponte, a pista de caminhada está quase pronta, o piso vai ser feito com material de construção civil reaproveitado, o que ajuda o meio ambiente, com as laterais do material compactado. Iniciando na Monte Castelo, margeando a lagoa, completando o percurso com a ponte.
Também vai ser feito um replantio de novas espécies de árvores, a pintura e a manutenção do quiosque. Está prevista também a instalação de três pontos de luz, os postes já existentes serão aproveitados, instalando refletores, para iluminar parcialmente o local, o que trará maior segurança.
Já é possível ver famílias frequentando a lagoa, com crianças brincando, alguns pescadores. É muito importante frisar a importância desse trabalho e que cabe aos cidadãos manter o local bonito, arrumado, sem depredar, para que todos possam usufruir de maneira saudável e sustentável.

Texto: Letícia Atmann Frungilo

Foto: Sílvio Alexandre Alves

Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis