Lar Arco-Íris presta contas à população

Acompanhe como é o atendimento dos acolhidos da entidade

O Lar Arco-Íris presta contas à população referente ao trabalho desenvolvido com os acolhidos e colaboradores. Acompanhe.

PARTE 2: DOS ACOLHIDOS e COLABORADORES

1)  Atualmente, quantas crianças e adolescentes estão acolhidos no Lar Arco-Íris?
Estamos com 7 acolhidos, sendo 3 crianças e 4 adolescentes. Todavia, esse número pode ser alterado a qualquer momento, com novos acolhimentos ou desacolhimentos. Em algumas ocasiões, chegam 3, 4 crianças de uma vez (irmãos).

2) Além dessas crianças que ficam 24 horas no abrigo, há outras que são atendidas?
Sim. Após a saída de uma criança ou adolescente, nossa equipe técnica (assistente social e psicóloga) faz um acompanhamento semanal com essas crianças e familiares.
Em média, são 12 famílias atendidas nesse programa de egressos.

3) Há excesso de funcionários no abrigo, tendo em vista serem apenas 7 acolhidos atualmente?
De acordo com as orientações técnicas do CONANDA para os serviços de acolhimento, precisa-se de 1 cuidadora e 1 auxiliar de cuidadora para grupos de até 10 crianças. Considerando que a escala é 12×36 e que o abrigo funciona 24 horas, são 8 funcionárias que desempenham essas funções – o mínimo exigido. Quando há acolhidos com necessidades especiais, o número de colaboradores deveria ser maior, mas infelizmente não conseguimos suprir essa demanda.
Além disso, o CONANDA determina que haja 1 psicólogo, 1 assistente social e 1 coordenador geral. Ou seja, nosso quadro de funcionários contempla o que determina a legislação. Não há excesso algum. Pelo contrário. Houve situações de termos até 26 acolhidos (a casa comporta somente 13) e o número de funcionários não foi aumentado por falta de recursos. Muitos voluntários ajudavam, mas com a situação de pandemia, essa contribuição foi suspensa.

4) As cuidadoras são responsáveis por quais tarefas?
Elas preparam as refeições, lavam, passam roupa, limpam a casa, ajudam na higiene das crianças, nas tarefas escolares, acompanham em consultas, brincam, orientam quanto às normas de convivência, dão carinho e aconchego, dentre outras funções.

5) O abrigo é “cabide de emprego” para parentes dos membros da Diretoria?
Nenhum colaborador do Lar tem qualquer parentesco com nenhum membro da atual Diretoria. São contratados única e exclusivamente pela capacidade de desempenhar a função, após entrevista e análise psicológica, e não por parentesco. As diretrizes completas para contratação de pessoal estão disponíveis em nosso Portal da Transparência: www.lararcoiris.com.br