O Lar dos Idosos Irmã Rosália já existe há mais de 50 anos e, assim como tantas outras entidades, está precisando de doações.
O Lar passa por diversas dificuldades. José Alberto Furlan, empresário e presidente da entidade há mais de 10 anos, afirma que a instituição está em pé graças à diretoria arrojada que está trabalhando atualmente; caso contrário, já poderia ter fechado as portas.
“Serão feitos e estamos fazendo eventos para manter o Lar vivo. Não tem como nós fecharmos as portas. Nós recebemos doações sim, mas não são suficientes, precisamos de mais. Precisamos que a população se sensibilize e ajude mais a entidade”, afirma José Furlan.
O Lar recebe doações de alimentos e produtos de limpeza. Algumas pessoas doam dinheiro, que é revertido em prol dos idosos, para a manutenção do Lar e do conforto. Todo tipo de doação é bem-vinda; no caso de dinheiro, qualquer valor já ajuda. “A pessoa dá o valor que cabe no bolso. Se acha que pode dar cinco, ótimo, nós vamos receber em casa. Tem gente que acha que não consegue, mas todos conseguem. Dez ou cinco reais no mês já ajudam muito”, diz José Furlan.
Lar atende 17 idosos
Atualmente, o Lar atende 17 idosos. Rosana Lúcia dos Santos Mendonça, assistente social e coordenadora, diz que a entidade tem capacidade para até 30 moradores, mas, não há recursos suficientes. “Estamos trabalhando para crescer ainda mais no atendimento e, com um recurso melhor, também podemos atingir a capacidade máxima”.
Os custos do Lar estão sempre aumentando. São servidas diariamente seis refeições e, cada vez mais, as despesas vão aumentando enquanto a verba cedida pelo Governo continua a mesma.
Por maior que seja a dificuldade que o Lar vem passando, José Furlan ainda tem muita positividade. “É uma situação delicada? Sim. Mas, ainda estamos firmes no timão do barco, não vamos desanimar. Todas as entidades estão passando por dificuldades, tem entidade que está fechando as portas e nós estamos com as portas abertas. Com sacrifício? Sim, mas não é em vão. Fazemos por amor”.
Quando uma doação para de chegar, a entidade precisa fazer compra do item, como, por exemplo, de material de limpeza, medicamentos e manutenção, contudo, os outros gastos não deixam de existir, e o custo vai crescendo.
Contribuição mensal
O Lar dos Idosos também conta com sócios contribuintes que doam mensalmente o valor que podem, mas ainda precisa de mais sócios para que o dinheiro das despesas não falte. Toda doação deve ser feita no Lar dos Idosos.
Todos os dias, a instituição está de portas abertas para visitas e doações. José Furlan diz que os idosos precisam de alimento, dinheiro e, principalmente, atenção. “Para quem quiser fazer uma visita ao Lar, qualquer dia da semana, a porta está aberta. É o que os idosos querem, eles gostam muito de conversar”.
O Lar dos Idosos Irmã Rosália fica na Rua Presidente Getúlio Vargas, nº 678, Centro
Telefone: (19) 3872-2525