Lar dos Idosos recebe cartinhas solidárias diante das visitas suspensas

Grupo de risco do Coronavírus, o Lar está sem visitas há mais de um mês como forma de prevenção

Endereço postal está disponível

Ieda Maria Anjos está à frente do Lar

Além dos muitos problemas que a pandemia tem causado, as inconveniências vão muito além de situação econômica, mas, entre as principais, os problemas sociais para muitas pessoas. Um exemplo muito complexo é o Lar dos Idosos, de Cosmópolis, ou qualquer outro abrigo que precisou suspender as tão importantes visitas aos vovôs e vovós por prevenção.
Ieda Maria Anjos é Assistente Administrativo do Lar dos Idosos Irmã Rosália, de Cosmópolis, que abriga 15 moradores na melhor idade. De acordo com ela, o impacto é preocupante. “Com a suspensão das visitas, com certeza, sentem falta do contato físico, das visitas, dos bate-papos, como nós também estamos sentindo. Alguns sentem falta das festas, dos nossos bailinhos.
No início da pandemia, sentamos com eles e explicamos o que estava acontecendo e a gravidade da situação. Aos poucos, foram assimilando e, ao ouvirem as notícias da televisão, perceberam a seriedade da situação e a necessidade do distanciamento e também da higiene com as mãos. Hoje, estão mais tranquilos, perceberam que é um momento difícil e que requer cuidados”, explicou ela, que está há anos à frente deste trabalho.

Medidas
“Aos moradores que têm família, disponibilizei o meu celular para que possam fazer vídeo-chamada. E para que não fiquem tão ociosos, estamos oferecendo desenhos para pintarem e para os que gostam de leitura, livros para ler e fazer resumo do livro. Quando temos os aniversários dos idosos, é feito um bolinho e cantamos parabéns entre eles e nós, funcionários”, afirmou Ieda.

Prevenção e Campanha
“Lembrando que neste momento, além do distanciamento social, estamos realizando todas as prevenções necessárias para protegê-los. Seria importante que a população enviasse cartinhas de apoio, carinho e aconchego aos nossos idosos, pois, dessa forma, vão saber que tem quem se preocupa com eles e se sentirão valorizados e amados”, incentivou ela.

Ajuda
“Devido a essa pandemia, as entidades estão passando por dificuldades, pois não estamos podendo realizar nenhum evento para angariar fundos, o qual nos ajuda muito para mantermos a qualidade de vida dos nossos moradores. Hoje, estamos necessitando de carne, fraldas geriátricas nos tamanhos ‘G e XG’, adoçante, molho de tomate, produtos de limpeza, entre outros itens. Toda ajuda será muito bem-vinda”, finalizou Ieda.

Contato e endereço para cartas
Para mais informações, os doadores poderão ligar para o número (19)3872-2525.
Endereço: Rua Presidente Getúlio Vargas, 678 – Centro – Cosmópolis.