Leitora da Gazeta de Cosmópolis coleciona exemplares há mais de 20 anos

Vera Thomsen, ex-professora aposentada, conta que se tornou leitora do jornal desde 1995, no início da circulação

A circulação de jornais impressos permite que a memória seja preservada de forma física e ‘palpável’. Era muito comum, em meio às gerações mais antigas, guardar pedaços de jornal, contendo artigos, matérias, ou reportagens icônicas. Tal prática servia e ainda serve como hobby para muitas pessoas. Algumas, inclusive, preservam exemplares completos, que circularam com o passar dos anos.
Já com 28 anos de circulação, as edições impressas da Gazeta de Cosmópolis já atingiram diversas pessoas, tanto na cidade, quanto na região. A ex-professora da ‘’Escola do Comércio’’, Vera Thomsen, hoje aposentada, coleciona as edições do Jornal desde 2001, quando se mudou de Cosmópolis para Artur Nogueira. Aos 84 anos, ela diz que começou a ler o jornal no início da circulação, em 1995.
Vera passou a colecionar porque como mudou-se de cidade e poderia ler com mais calma todas as notícias e reportagens publicadas pela Gazeta, adquirindo as edições através de bancas de revistas até 2022. A partir de janeiro do mesmo ano, ela mudou-se para Mogi Guaçu. Sendo assim, sua ex-vizinha Zenaide buscava os jornais nas bancas e, a cada 15 dias, Vera os recolhia.
Há 2 meses, depois da mudança de circulação do jornal, agora ela acompanha as notícias através da página do Facebook.